O adeus de Ruy Pereira de Almeida

0
795
O escritor Ruy Pereira de Almeida ocupava a cadeira de número 15º na AILA, e era muito querido pela sociedade itumbiarense — Foto: Arquivo

O escritor Ruy Pereira de Almeida faleceu no último dia 16, aos 80 anos, em Goiânia, em decorrência de complicações da Covid. Nascido de Itumbiara, Ruy pertence à tradicional família Pereira de Almeida, filho de Félix Pereira de Almeida, que dá nome a um tradicional colégio da cidade e foi maestro da Banda Santa Rita de Cássia e autor da letra do primeiro hino do município.

Ruy Pereira era formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Trabalhou na área de planejamento da Prefeitura de Goiânia e depois da aposentadoria, começou a escrever crônicas sobre a cidade. Na juventude, atuou como jornalista do extinto Jornal Folha do Sul.

Membros da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA) posam para foto em momento de confraternização antes da pandemia — Foto: Arquivo

Ruy Pereira era ocupante da cadeira número 15 da AILA, cujo patrono era seu pai, maestro professor Félix Pereira de Almeida. Ele escreveu três livros: Itumbiara nas Janelas do Tempo (2008), contando sua versão da história de Itumbiara; Meninos de Santa Rita (2010), relembrando sua infância na cidade e O Largo Manto da Noite, reunindo contos de boemia, sexo, amor e preconceito na cidade.

Foi o segundo membro da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA) que faleceu em um mês. No dia 16 de maio a academia perdeu Francisco de Assis Cordeiro.

Livros escritos por Ruy Pereira de Almeida fazem parte da Literatura Itumbiarense — Foto: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui