domingo - 21/04/2024

Zoonoses ajuda cuidadora de cães abandonados

A equipe da UVZ, Unidade de Vigilância em Zoonoses (ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde), esteve na terça-feira, dia 4 de maio, na casa de uma das voluntárias protetoras de animais em Itumbiara. Ela abriga atualmente cerca de 70 cães, que estavam abandonados, alguns com deficiências. Na visita, os profissionais orientaram sobre a prevenção de doenças e vacinaram os animais que a moradora recolheu desde o início do ano e que ainda não tinham sido imunizados.
 
A visita foi feita depois que fiscais do Departamento de Fiscalização de Posturas receberam denúncias de vizinhos sobre o mau cheiro vindo da casa da moradora. A coordenadora da UVZ, a bióloga Fernanda Camargo, explica que ao chegarem lá a voluntária já tinha limpado o imóvel e, com isso, eliminado o mau cheiro. “Não fomos para interditar o abrigo, mas para ver o que era possível fazer para auxiliar a cuidadora desses animais”, fala.
 
Segundo Fernanda, os profissionais da UVZ não identificaram nenhum tipo de maus tratos aos cães: “ao contrário, ela se dedica aos animais, os recolhendo nas ruas e cuidando deles”. Mas Fernanda lembra que cuidar de dezenas de cães exige, claro, limpeza constante e ainda há muitos gastos, com alimentação e remédios. E que o preço da manutenção é alto e a moradora precisa de apoio. O local é mantido com doações, mas Fernanda conta que, com a pandemia, uma parte da população parou de doar dinheiro, alimento ou remédio.
 
Fernanda conta que a equipe de Zoonoses auxilia periodicamente a moradora, vacinando os animais e estimulando as pessoas a doarem rações. Já organizou também uma feira de adoção de cães cuidados por ela.
 
BEM-ESTAR
Fernanda conta que a Prefeitura de Itumbiara está finalizando o projeto do Centro de Bem-Estar Animal, para atender cães e gatos abandonados, e há a tramitação do processo para compra de equipamentos e remédios para castração gratuita desses animais. Ela diz que a equipe do Zoonoses recolhe das ruas animais de grande porte, como cavalos, que trazem riscos de acidentes.
 
O contato com a equipe de Zoonoses é feito pelo WhatsApp (64) 99294-7154.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img