segunda-feira - 22/04/2024

Vira lei projeto de Formigão para eliminar ar na rede de água

O projeto nº 71/2019, apresentado pelo vereador Romildo Formigão (PTB) para instalação de aparelho para eliminar o ar na rede de distribuição de água, evitando que o consumidor itumbiarense pague mais caro na conta de água, agora é lei.

A Lei nº 4.979/2019 foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Município. De acordo com Formigão, a instalação do equipamento deverá ser feita pela Saneago e o resultado imediato será a redução no valor que o consumidor paga para a concessionária de água.

Para o vereador, “diversos estudos comprovam que há bolsões de ar presentes na tubulação da Saneago, que se formam principalmente quando há interrupção no fornecimento do serviço, o que ocorre com frequência em Itumbiara. Quando o ar passa no hidrômetro, aciona o relógio, computando como se fosse consumo de água, o que penaliza o consumidor”, afirma.

O vereador observa que há casos, onde o aparelho eliminador de ar foi instalado, que a conta de água caiu até 50%, pois além do consumo menor, há o reflexo na tarifa de coleta e tratamento de esgoto e no ICMS incidente.

Conforme a lei, o aparelho deverá ser instalado pela Saneago, após requerimento do consumidor. Se no prazo de 30 dias a empresa não providenciar o equipamento, o consumidor poderá adquiri-lo e ser reembolsado pela empresa de saneamento. A Saneago será multada se não adquirir ou dificultar a instalação. “Essa conquista é nossa e a partir de agora iremos pagar menos pelo fornecimento de água, pois hoje é cobrado um valor exorbitante, porque pagamos também pelo ar que passa pela tubulação”, concluiu o vereador Formigão.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img