sexta-feira - 19/04/2024

Usina de Itumbiara terá sistema de geração de energia solar

FURNAS está construindo um sistema de geração de energia solar fotovoltaica por meio da instalação de painéis no entorno e no reservatório da Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO), com armazenamento dessa energia em baterias. O projeto de P&D “Desenvolvimento de sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais e intermitentes em sistemas de hidrogênio e eletroquímico – SHSBH2” é resultado de uma parceria de FURNAS com a empresa Base-Energia Sustentável, associada à Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade de Campinas (Unicamp); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Universidade de Bradenburgo (Alemanha), instituição acadêmica com experiência no armazenamento de hidrogênio; e PV Solar, empresa especializada na implantação de usinas fotovoltaicas flutuantes. O investimento previsto é de cerca de R$ 44.600.000,00.

A Usina de Itumbiara foi escolhida por apresentar os melhores índices para geração solar em relação às demais unidades do Sistema FURNAS, e por deter um reservatório adequado para a instalação dos painéis fotovoltaicos flutuantes. O projeto básico já foi concluído e o executivo encontra-se em fase de aprovação. As obras para a construção da infraestrutura também já estão em andamento, assim como a aquisição e fabricação dos equipamentos como baterias, sistemas de obtenção de hidrogênio, painéis fotovoltaicos, inversores e estruturas metálicas para os painéis.

A energia solar gerada na UHE Itumbiara totalizará 1.000 kWp (quilowatts pico, unidade de potência associada à energia fotovoltaica), dos quais 200 kWp serão provenientes das placas localizadas no reservatório da usina, que serão interligados aos 800 kWp das demais placas instaladas em solo. A produção não será comercializada, destinada ao Sistema de Serviços Auxiliares da unidade, como iluminação, tomadas, ventilação, etc. A transmissão dessa energia sairá da planta para o barramento de 138 kV da subestação de 500 kV por meio das redes aérea e subterrânea.

Para a obtenção de dados que auxiliem a operacionalidade da planta, foram instaladas uma estação solarimétrica e um ondógrafo flutuante. O conjunto analisa, em tempo real, a incidência de raios solares e a intensidade das ondas no reservatório. Os dados obtidos são enviados para o Laboratório de Dinâmica da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológico de FURNAS, localizado em Aparecida de Goiânia (GO).

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img