segunda-feira - 24/06/2024

Últimos preparativos para reabertura do Hospital São Marcos, no dia 29

Fundado em 1946, pela Sociedade São Vicente de Paula, o Hospital São Marcos irá reabrir suas portas na segunda-feira, dia 29 de junho,como unidade de saúde do governo de Goiás. A gestão será feita pela INTS, Organização Social que recebeu autorização da Secretaria Estadual de Saúde para operar o hospital, com custo estimado em R$ 8,5 milhões por mês.

O São Marcos vai funcionar inicialmente como Hospital de Campanha (HCamp) para tratar dos pacientes com coronavírus da região. Ele ocupa um prédio de cinco andares, dos quais dois estão operando nessa reabertura, oferecendo 60 leitos de enfermaria e 10 de UTI. Segundo o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, a ocupação será gradual e programada, até atingir 200 leitos e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a conclusão da reforma do terceiro e quarto andar.

As obras de reforma e adaptação dos dois primeiros andares foram concluídas e os equipamentos estão sendo montados, inclusive com apoio de empresas locais, como a Caramuru Alimentos e a JBS.

Dione Araújo com governador Ronaldo Caiado e o deputado estadual Álvaro Guimarães: somando esforços para reabrir o hospital

A reabertura do hospital é uma grande vitória para a sociedade, afirma o empresário Dione Araújo, que ao lado do deputado estadual Álvaro Guimarães (DEM), foram decisivos para transformar o sonho em realidade. Diante do projeto do governador em regionalizar a saúde, com a criação de estruturas nas diversas regiões do Estado, eles buscaram o governador e apresentaram a proposta para reabrir o hospital. O secretário Ismael veio a Itumbiara em 2019 e conheceu a estrutura do São Marcos, mas o prédio estava sob intervenção judicial. O Estado sinalizou interesse em assumir a unidade e a justiça transferiu o prédio para o governo há quatro meses. Com a pandemia, a SES-GO decidiu instalar o hospital de campanha para tratar pessoas com coronavírus e depois continua como Hospital Regional.

Alberto Borges (Caramuru Alimentos) que doou mais de R$ 1 milhão em equipamentos para o Hospital São Marcos com Dione e Caiado

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img