terça-feira - 16/04/2024

Ulbra incentiva projeto de pesquisa sobre drenagem urbana em Itumbiara

O curso de Engenharia Civil da Ulbra vai adotar o tema drenagem urbana no primeiro semestre de 2020, buscando soluções para enfrentar um dos maiores problemas do município, que ficou escancarado nas últimas semanas com o grande volume de chuvas. Alunos e professores do curso de Engenharia Civil vão debruçar sobre o tema, fazendo pesquisas e buscando soluções para melhorar o escoamento das águas pluviais. “Estamos preocupados em trazer relevância social para nossos alunos, que serão os futuros engenheiros que pensarão Itumbiara e o Brasil”, afirmou Johnis Pastori Júnior, coordenador do curso de Engenharia Civil.

Itumbiara tem na área urbana os córregos Trindade, Água Suja e Buritis/Pombas. A maior obra de drenagem realizada até hoje foi a canalização do Trindade, na década de 90 e depois o Água Suja. De lá para cá houve investimentos em alguns setores, como o Bairro Afonso Pena e na Avenida Dr. Celso Maeda, bem como em outros pontos de estrangulamento, mas foram insuficientes. A maior dificuldade para o município é conseguir recursos para execução das obras.

Johnis Pastori ressalta que a Ulbra já deu contribuições importantes para o município, como na questão da Mobilidade Urbana, tema que foi levantada num seminário na instituição e impulsionou a atual gestão a contratar uma empresa especializada para fazer o Plano de Mobilidade Urbana. O projeto de ciclovia desenvolvido na faculdade pelos alunos e com orientação do professor Sérgio Nagata, foi solicitado pelo município.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img