sábado - 17/04/2021
spot_img

Ulbra e Crea-GO firmam parceria inédita em programa de engenharia pública

O Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara (Iles Ulbra) e o Conselho Regional de Engenharia (Crea) assinaram, em 22 de outubro, na sede do Conselho, em Goiânia, o convênio nº 12/2019. O acordo, pioneiro em todo o País, tem foco no compartilhamento, pelo Crea, de 10 projetos residenciais de até 69,99 m², que integram o programa de Engenharia Pública Casa Própria, a serem disponibilizados, pela Ulbra, para população de baixa renda de Itumbiara. A Ulbra foi representada pelo diretor Jefferson André Samuelsson e o coordenador do curso de engenharia civil e inspetor auxiliar do Crea, Johnis Pastori e o Crea pelo presidente Francisco Almeida.

O acordo também prevê a concessão de taxas especiais para o registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) para os serviços considerados de rotina elaborados e executados pelos integrantes do quadro técnico do Ulbra, quando relativos à execução de obras de interesse público e/ou social, a exemplo da Lei Federal n° 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

De acordo com o engenheiro civil Johnis Pastori, os alunos do curso de Engenharia Civil da Ulbra serão estimulados a fazer projetos de arquitetura, elétrico, hidrossanitário e estrutural, além de lista de materiais, orçamentos e acompanhamento presencial nas obras. “Será uma grande oportunidade de aprendizados para os alunos da instituição, pois serão acompanhados pelos professores renomados da universidade, e quando se formarem terão a confiança necessária para enfrentarem o mercado de trabalho, seja como engenheiros autônomos ou empregados de grandes construtoras”, declarou o coordenador.

Com a assinatura do acordo, o Crea-GO se compromete a fornecer ao Ulbra todos os projetos elaborados para o programa Casa Própria, completos, contendo as plantas e seus cortes e a relação de material necessário para a construção de cada modelo, por meio eletrônico; fornecer ao Instituto o modelo de placa de obra; e fiscalizar o cumprimento do convênio nº 12/2019 e de seu plano de aplicação.

Já o Ulbra se responsabiliza, entre outros, por cadastrar o beneficiado, proprietário de um único lote, destinado à moradia de sua família, com renda de até três salários-mínimos; disponibilizar profissional, engenheiro civil, para fazer o acompanhamento das edificações; fornecer ao beneficiado uma cópia do modelo a ser edificado, contendo os projetos de arquitetura, elétrico e hidrossanitário e a relação de material a ser utilizada na construção do modelo escolhido.

O Instituto Luterano também deve providenciar o registro da ART de execução do projeto escolhido e do projeto de arquitetura, em nome do beneficiado; fixar na obra, placa de obra, conforme modelo fornecido pelo Crea-GO; além de disponibilizar mensalmente, por meio eletrônico, a relação dos beneficiados pelo programa. A execução dos projetos será realizada pelos acadêmicos da Ulbra, durante a disciplina de estágio, com supervisão de professores.

O diretor do Ulbra, Jeferson André Samuelsson avalia que a parceria, além de pioneira, vai envolver os alunos e professores em atividades junto à comunidade. “Os alunos terão a oportunidade de estar juntos com a sociedade, nos projetos e realização dos sonhos das famílias de terem uma casa adequada, bem estruturada. Acreditamos que seja um projeto que fará com que os alunos possam ajudar na realização do sonho das pessoas envolvidas”, ressalta.

 

Ainda de acordo com Samuelsson, Crea e Ulbra tem um objetivo comum: a formação de bons profissionais. “A instituição busca, dentro de seus muros, formar profissionais academicamente preparados e capacitados e o Crea, então, é o órgão que vai nos ajudar nessa formação e, depois, trabalhar com os profissionais em si. É um trabalho em conjunto, de parceria entre a instituição de ensino e o Conselho de fiscalização profissional”, finaliza.

Interessados em fazer uma pré-inscrição para análise devem entrar em contato pelo Whats App (64) 99328-3358. Serão atendidas até 20 famílias por semestre, desde que seja a única casa, que tenha até 70 m² de construção, sem laje, somente para famílias que comprovem renda bruta até 2 salários mínimos e já tenham no mínimo 50% do valor da obra para início da construção.

Reunião na sede do Crea para assinatura do convênio

VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES

2,769FansLike
1,019FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

PUBLICIDADE

spot_img
spot_img
spot_img