sábado - 23/03/2024

Trânsito na ponte Affonso Penna será mais rígido

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, participou na última quarta-feira, dia 12 de maio, de uma reunião organizada pela Prefeitura de Araporã (MG). A prefeita de Araporã, Renata Borges, pediu esta reunião para apresentar o laudo detalhado da situação atual da Ponte Affonso Pena, na divisa de Goiás com Minas Gerais.

A ponte chegou a ser interditada, por algumas vezes, nos últimos anos, depois que veículos pesados, como caminhões, passaram pelo local e deixaram estragos na estrutura da Affonso Pena.

O laudo foi feito pela equipe técnica da FECIV (Faculdade de Engenharia Civil), da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), coordenada pelo professor doutor Rodrigo Gustavo.

Apresentação do laudo técnico da UFU em Araporã — Foto: Divulgação/Reprodução

Os profissionais da UFU apresentaram algumas conclusões. A carga máxima da Affonso Pena deve ser considerada a de veículo com até duas toneladas, ou seja, um carro de passeio. Deverá ser implantado um controle rigoroso de fiscalização para limitação de tráfego no local e ser restrito à passagem de apenas um veículo por vez sobre a ponte.

A equipe da UFU também ressaltou a necessidade de substituir todos os perfis danificados por carga excessiva ou corrosão; nivelar os pendurais, para evitar esforços de torção na ponte; aumentar as dimensões das seções transversais das diagonais e montantes nas regiões próximas aos apoios da ponte e trocar imediatamente os dormentes de concreto, por dormentes protendidos ou de madeira.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img