quinta-feira - 18/04/2024

Solenidade de Pentecostes na Catedral Santa Rita de Cássia

No dia 31 de maio, Solenidade de Pentecostes, a Santa Missa foi celebrada em quatro horários, com a presença do povo, na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara. O bispo diocesano, Dom Fernando Brochini, presidiu às 19h30.

Para os cristãos, Pentecostes recorda aquela manhã em que os discípulos de Jesus, reunidos com Maria (Atos 1,14) no Cenáculo em Jerusalém, receberam o Espírito Santo que veio como que em línguas de fogo (Cf. Atos …). A palavra pentecostes é uma palavra grega (pentekosté) e refere-se a cinquenta dias após a Páscoa.

No batismo, todos recebem o Espírito Santo, cujos dons são reforçados no sacramento da confirmação. E é precisamente aos fiéis batizados a quem se dirigem estas fortes palavras do Documento de Aparecida: “Todos os membros da comunidade paroquial são responsáveis pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente (…). A tarefa missionária se abre às comunidades, assim como ocorreu em Pentecostes.” (Doc. de Aparecida n. 171).

Animados pelo Espírito
Com a experiência de Pentecostes, os discípulos missionários ganham força graças aos dons e carismas. “O Espírito na Igreja forja missionários decididos e valentes como Pedro e Paulo, indica os lugares que devem ser evangelizados e escolhe aqueles que devem fazê-lo”, dizem os bispos no Documento de Aparecida (D.A. n. 150) e, continuam eles, “necessitamos de um novo Pentecostes” (n. 548). Com isso, a Igreja poderá sair ao encontro de todos quantos são os destinatários da Boa Notícia que dá sentido à vida e traz esperança.

Texto e foto: Diocese de Itumbiara

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img