sexta-feira - 26/04/2024

Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás recebe visita de comitiva da SSP-DF

Representantes da pasta de segurança pública do Distrito Federal conheceram os sistemas de gestão tecnológica de segurança pública, desenvolvidos por Goiás. Objetivo é trazer maior integração entre o Estado e a capital federal, ampliando o combate à criminalidade.

O secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda, recebeu, nesta sexta-feira (21/05), em Goiânia, uma comitiva formada por integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O chefe da SSP-GO apresentou ao titular da SSP-DF, Júlio Danilo Souza Ferreira e demais representantes da pasta, os sistemas de gestão tecnológica de segurança pública, desenvolvidos pelo Estado de Goiás.

Durante a visita, a comitiva do DF conheceu as instalações do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), na sede da SSPGO, e também o Centro Integrado de Comando e Controle Rural, da Polícia Militar. “Foi uma honra recebê-los. Tenho certeza absoluta que, o que for preciso para estreitar essa relação, partindo também para o lado operacional, vai ser feito, tanto da nossa parte, quanto do Distrito Federal, para continuar trazendo cada dia mais tranquilidade e paz para ambas as populações”, ressaltou o secretário Rodney Miranda.

O chefe da Secretaria de Segurança Pública do DF destacou a importante troca de experiências, que deverá proporcionar maior união e aperfeiçoar os sistemas de segurança pública do Distrito Federal e de Goiás “Pretendemos aumentar cada vez mais a integração e a cooperação entre as nossas forças policiais, para que a gente possa, de forma coordenada, combater a criminalidade, que não respeita divisas, não respeita fronteiras”, pontuou Júlio Danilo.

Também em Goiânia, os secretários de segurança pública e demais integrantes das forças policiais discutiram a elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre Goiás, DF e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é ampliar a integração entre o Estado e a capital federal, para trazer melhorar cada vez mais a atuação policial no entorno do Distrito Federal.

CIICC
Localizado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, no Setor Aeroviário, o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) agrega os serviços de atendimento e ações integradas além do Observatório de Segurança Pública. O CICC também coordena trabalhos vinculados ao sistema de Registro de Atendimento Integrado (RAI).

Utilizado por todas as forças que compõe a segurança pública de Goiás, o sistema é a plataforma de registro de ocorrências e notificação de crimes do Estado. O RAI permite ainda o posicionamento das equipes policiais em tempo real. “A partir do momento em que alguém entra em contato, o despachante vai registrar o cadastro da pessoa. É possível colocar se vai ser um policial, uma viatura, o tipo de serviço, a unidade que será alocada”, explicou o gerente de Inovação da SSPGO, Diego André Mota da Silva.

SISORCRIM
O Sistema de Monitoramento e Análise de Integrantes de Organizações Criminosas (SISORCRIM) é uma ferramenta de inteligência pioneira no Brasil, criada em 2020, e que tem como objetivo facilitar e integrar ainda mais o trabalho das forças policiais. O sistema auxilia com ações de georreferenciamento da área de atuação dos criminosos, integração com bases de dados, movimentação no sistema prisional e novos procedimentos policiais e relatórios sobre os integrantes de Orcrim’s.

“Conseguimos mapear suspeitos, identificar a organização criminosa que é relacionada a quais tipos de crimes. A ferramenta facilita a inserção de dados”, pontuou o gerente de Inteligência Estratégica da SSPGO, Erival de Souza Melo, durante apresentação do sistema.

A ferramenta foi desenvolvida em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Inteligência Integrada e Superintendência Integrada de Tecnologias em Segurança Pública, Tribunal de Justiça e Diretoria Geral de Administração Penitenciária.

Centro Integrado de Comando e Controle Rural
Na tarde desta sexta-feira, a comitiva do DF conheceu o primeiro Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC) do país, do Batalhão Rural da PMGO. O trabalho, considerado pioneiro, é referência para todas as outras unidades da Federação. A sede da unidade já recebeu a visita de representantes de 14 Estados brasileiros, além de comitivas do Japão e da Colômbia.

Por meio das ações de georreferenciamento, realizadas desde o início da atual gestão do Governo de Goiás, 32.525 propriedades rurais já foram cadastradas no sistema de monitoramento. Apenas no primeiro trimestre de 2021, de janeiro a março, foram 4.574 cadastros. A expectativa é de que, até o final deste ano, 50 mil propriedades estejam cadastradas no CIICC.

Também participaram da visita e apresentação dos sistemas de gestão tecnológica de segurança pública de Goiás, o subsecretário da SSPGO, Agnaldo Augusto da Cruz; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Pinto Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Tenente-coronel Franz Augusto Marlus Rasmussen Rodrigues; o chefe de Gabinete da SSPGO, Geraldo André Scarpellini Vieira; a superintendente de Gestão Integrada, Andresa Tokumi Franco Yamamoto; o superintendente de Ações e Operações Integradas, Emmanuel Henrique Balduíno de Oliveira; a gerente do Observatório de Segurança Pública, Suzzan Sharon Xavier e a gente de Suporte Operacional da SPTC, Fernanda Marcelino da Silva.

Também fizeram parte da comitiva técnica do Distrito Federal o secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Milton Rodrigues Neves; o chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Thiago Frederico de Souza Costa; o subsecretário de Modernização Tecnológica da SSPDF, Valdevino Peixoto da Costa e o chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, André Kluppel Carrara.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img