quinta-feira - 18/04/2024

Saúde inicia hoje vacinação de idosos e profissionais de saúde contra Covid-19 que fizeram cadastro em Itumbiara

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta sexta-feira, dia 29, em Itumbiara, a vacinação contra a Covid-19 dos idosos acima de 80 anos e profissionais de saúde que atuam na rede privada, que fizeram cadastro no site do município.

Foram convocados cerca de 500 idosos e profissionais para receber o imunizante nesta sexta, no CAIS do Bairro Anhanguera. Em relação aos idosos, a prioridade é para os de maior idade e que tenham comorbidades ou estejam acamados. Quanto aos profissionais de saúde, aqueles que atuam na linha de frente ou de grande contato com o Covid têm prioridade.

Os convocados para a vacinação nesta sexta e sábado foram avisados através de telefone, mensagem do WhatsApp e outras formas de comunicação informadas no cadastro eletrônico. Na quinta, as equipes da SMS trabalharam até às 22h entrando em contato, avisando o dia, local e horário para receber a vacina.

Seu João, de 102 anos, recebe, em casa, a vacina contra a Covid-19, aplicada por enfermeira da Secretaria de Saúde de Itumbiara (Foto: Robson Henrique/Divulgação)

Os idosos acamados estão sendo atendidos por uma equipe volante, que desloca até os endereços. São cerca de 60 idosos nesta condição que estão recebendo a vacina em casa. Todas as pessoas com mais de 94 anos também serão atendidas em suas residências. O Seu João Alves de Andrade, que tem 102 anos de idade, foi vacinado em casa. Ele disse que estava esperando a vacina e só sentiu “uma dorzinha”, mas que valeu a pena ser imunizado.

Segundo o secretário de Saúde, Guilherme Davi da Silva, Itumbiara recebeu 1.990 doses da Coronavac, que foram aplicadas nos trabalhadores de saúde da linha de frente do Covid (HCamp, Unimed, Municipal, CAIS, ESFs, etc) e nos idosos institucionalizados, aqueles que vivem em abrigos e lares de longa permanência. Com a chegada de mais 1.410 doses da AstraZeneca, a vacinação iniciou com demais profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos.


Até o final da manhã desta sexta, 1.084 idosos tinham efetuado o cadastro e 851 profissionais de saúde da rede privada tinham repassado as informações no site itumbiara.go.gov.br/vacinacao. Boa parte deles serão vacinados entre hoje e amanhã.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou filtragem crítica nos cadastros, seguindo as normas técnicas e manual da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. O cadastro continua aberto no site da Prefeitura.

Fonte e Fotos: Decom Itumbiara

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img