domingo - 28/11/2021
spot_img

Roubo de veículos cai 75% em dois anos

O roubo de veículos em Goiás apresentou queda expressiva nos últimos dois anos. Os registros desta modalidade criminosa, que têm caído de forma contínua desde o início da atual gestão, chegaram a cerca de 75% de redução, se comparados os números de 2020 com os verificados em 2018, cenário encontrado pela atual administração do Governo de Goiás. Isso significa que mais de 7.580 veículos não foram tomados em assaltos, o que mostra o compromisso das forças policiais no trabalho de preservação da integridade física e psicológica do povo goiano. Os dados são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO).

Com a diminuição expressiva, a média diária de roubos de veículos em Goiás passou de 27,7 casos em 2018 para 6,9 no último ano. Se levados em conta os registros de 2020 com os de 2019, a redução foi de 40,2%. Os números revelam uma mudança drástica no cenário da segurança pública em Goiás. Diante do avanço histórico no combate aos crimes violentos, o governador Ronaldo Caiado reforçou que essa é uma das áreas em que o Estado, hoje, se tornou referência nacional. “Principalmente por conta das equipes especializadas, cada vez mais se aprofundam, detalham e estão presentes no combate a todas as facções, quadrilhas organizadas em Goiás e também de fora, que tinham tentáculos no Estado”, pontua.

Caiado relembrou a insegurança vivida pela população nas gestões passadas. “Os criminosos tinham total conforto em agir em Goiás. Então, não é fácil obter esses resultados”, destacou. O governador ainda agradeceu o apoio irrestrito dado pelas forças policiais, que proporcionaram maior governabilidade e que contribuíram diretamente para os bons números no último ano. “Não me canso de dizer o meu muito obrigado às forças de segurança pública do Estado de Goiás. O meu sentimento de gratidão, de certeza de que vamos chegar ao final do nosso governo com resultados em que o cidadão vai poder viver com total tranquilidade”, completa.

Para o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, as estratégias que foram adotadas, com o objetivo de desmantelar as organizações criminosas, como um todo, contribuem para o saldo positivo. “O trabalho de repressão qualificada que foi feito, identificando quais são os reais comandantes desses crimes e ir em cima deles, tem auxiliado nesses resultados”, afirmou. O chefe da SSP-GO também ressaltou que os números refletem a parceria existente entre Executivo, Ministério Público, Poder Judiciário, e as forças nacionais, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. “Nós temos um inimigo comum, que se chama violência”, assinala.

Um dos dados de destaque no último ano é referente ao total de veículos recuperados. Nos 12 meses de 2020, as forças de segurança do Estado conseguiram reaver 5.902 veículos roubados. O número é mais que o dobro das ocorrências de roubo verificadas no período comparado. Além do indicador criminal em queda, algo que chama a atenção é o rápido tempo de resposta dado pelas forças de segurança do Estado nas ocorrências. Ao longo de 2020, diversas operações policiais foram deflagradas para desarticular quadrilhas.

VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES

2,837CurtidasLike
1,019SeguidoresFollow
0InscritosSubscribe

PUBLICIDADE

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img