quinta-feira - 18/04/2024

Rotary International: 115 anos de serviços prestados à humanidade

O Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos (expressos através da Prova Quádrupla e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, Silvester Schiele – comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em Winnipeg, Canadá.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os programas três anos mais tarde.

As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. A Fundação Rotária tinha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.

Entre o Rotary International e os mais de 35.000 Rotary Club’s existem algumas instâncias. Os distritos são a última antes do Rotary International. Cada distrito é dividido em Áreas, que por sua vez são formadas por Rotary Club’s. Os distritos possuem sua governadoria, secretaria e tesouraria dentre algumas avenidas.

A administração interna dos Rotary Club’s se dá por meio de cargos. O mais alto cargo é o de presidente, líder de uma comissão denominada mesa, que é composta, além do presidente, do secretário e do tesoureiro, assim como seus respectivos vices. Exitem também avenidas de serviços, que podem individualmente se tornarem comissões. As avenidas de serviços variam de clube a clube, sendo as mais recorrentes, a de Imagem Pública, Finanças, Comunidades e Protocolo.

Além de ser o fundador, Paul Percy Harris também foi o primeiro presidente do Rotary International. O atual presidente (2019-2020) é Mark Daniel Maloney, do Rotary Club de Decatur, EUA, e a Governadoria do nosso Distrito 4770 (Triângulo Mineiro, parte de Goiás e de Mato Grosso) é Eliana Melo Machado Moraes, do Rotary Club de Jataí.

Aqui em nossa região (Itumbiara e Araporã), temos 4 clubes: Rotary Club de Itumbiara (João Servato – presidente), Rotary Club de Itumbiara Norte (Mário Shimohira – presidente), Rotary Club de Itumbiara Beira Rio (Liliane Ponciano – presidente) e Rotary Club de Araporã (Cleiber Rogério – presidente).

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img