sexta-feira - 19/04/2024

Primeira Subseção da OAB em Goiás foi instalada em Itumbiara, há 86 anos

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi instituída pelo art. 17 do Decreto nº 19.408, de 18 de novembro de 1930, assinado por Getúlio Vargas, chefe do Governo Provisório, e referendado pelo então ministro da Justiça, Osvaldo Aranha. Criada em 14 de dezembro de 1931, a seccional goiana da OAB foi instalada no dia 12 de abril de 1932, em sessão solene realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que se localizava na cidade de Goiás, então capital do Estado. O primeiro Conselho Diretor da entidade foi composto por membros do próprio TJ-GO, escolhidos naquela sessão de instalação. Foram eleitos os desembargadores Oliveira Godói, como presidente, e Maurílio Fleury e Vicente Miguel, como membros.

A primeira Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil foi instalada em Itumbiara, em 25 de outubro de 1933. Para dirigir a entidade, foi eleita uma diretoria provisória, composta pelos advogados Jacy de Assis, Antônio Rocha e Ernani Cabral de Loyola Fernandes. De acordo com o historiador Sidney Pereira, em seu livro sobre os 110 anos de Itumbiara, também integraram a diretoria Henrique Iteberê e Joaquim Marcos Arruda. Usou a palavra, o Dr. Jacy de Assis, agradecendo a eleição e criação da Ordem, falou também o orador oficial Dr. Álvaro. Sardinha, o Prefeito Municipal Sidney de Almeida fez uma saudação à criação da Ordem dos Advogados e colocou uma sala da prefeitura à disposição da Ordem recém-criada.

Hoje a OAB Itumbiara exerce jurisdição sobre Cachoeira Dourada e Panamá e conta com 591 advogados inscritos. São 35 subseções no Estado.

 Jacy de Assis ( primeiro Presidente da OAB Itumbiara )

 Antônio Rocha, advogado pioneiro em Santa Rita do Paranahyba

Lupicínio Antônio de Araújo, advogado pioneiro em Santa Rita do Paranahyba

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img