quinta-feira - 06/05/2021
spot_img

PMI busca justiça tributária

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, comandou, na manhã da última segunda-feira, dia 8, uma reunião com profissionais da Prefeitura, corretores de imóveis e representantes de cartórios de registros para debaterem, juntos, a avaliação imobiliária na cidade, em busca de justiça tributária.

Dione explicou que objetivo é formar uma comissão e buscar uma avaliação mais uniforme para as vendas de imóveis, de forma isonômica e criando critérios mais objetivos na hora de definir os valores dos imóveis para fins tributários. Havia muitas reclamações de valores divergentes e critérios subjetivos nas avaliações da Prefeitura, muitas delas superiores à realidade do mercado. Ele explicou que o município não pode abrir mão de receita. Mas, ao mesmo tempo, o contribuinte deve pagar o valor justo.

Foi apresentada a proposta de uma tabela de preços para imóveis, de acordo com as regiões e os bairros de Itumbiara, aproximando-se mais do valor de mercado, para que o contribuinte pague um valor justo. Depois de várias deliberações, os participantes acordaram em relação aos valores e novas reuniões serão realizadas para chegar a um termo. O município avalia criar uma espécie de conselho ou junta para avaliar eventuais recursos administrativos que os contribuintes poderão impetrar, caso discordem da avaliação da Prefeitura. Esse conselho teria garantida a participação de representantes dos corretores, cartorários, construtores e membros da Prefeitura, de forma paritária, para corrigir distorções.

A corretora de imóveis, Sônia Rezende Faria, pediu mais agilidade, na Prefeitura, na análise e aprovação dos alvarás de construções e reformas. O secretário de Planejamento, Wender Borges de Oliveira, o Wender Garrote, disse que desde o início da atual gestão, em janeiro, essa análise, que demorava até mais de mês para ser feita, é realizada em, no máximo, três dias.

VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES

2,783FansLike
1,019FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

PUBLICIDADE

spot_img
spot_img
spot_img