sábado - 23/03/2024

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas abre edital para renovação de conselho consultivo

Unidade de preservação ambiental e hidrotermal tem importância ímpar na economia turística dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) publicou, nesta quinta-feira (10/10), no Diário Oficial, Edital de Convocação para renovação dos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) para o biênio 2019-2021.

A composição será definida em reunião marcada para o dia 02 de novembro, às 14h, no parque estadual. A estrutura oferece 16 vagas para o poder público, divididas entre: meio ambiente (1), prefeituras (3), sanidade animal e vegetal ou Emater (1), turismo (1), patrimônio arqueológico, histórico e cultural (1), infraestrutura (1), recursos hídricos (1), defesa civil, bombeiros e Batalhão Ambiental (2), Judiciário (2) e Legislativo (2).
São 10 vagas para usuários do território, divididas entre: Brigada Civil (1), turismo (1), pousadas (1), condutores de visitantes (1), proprietários de terras vizinhas (1), representantes de mineradoras de águas termais (1), esporte e aventura (4).

Estão disponibilizadas quatro vagas para a sociedade civil, divididas entre organizações não-governamentais, ambientais ou sociais. Mais seis vagas para instituições de ensino, pesquisa, extensão, universidades e centros de pesquisa.

As instituições interessadas em compor o conselho deverão preencher formulário de cadastro e entregar na Gerência de Uso Público, Regularização Fundiária e Gestão Socioambiental de Unidades de Conservação da Semad, na 11ª Avenida, nº 1272, Setor Leste Universitário. Podem, também, enviar ao e-mail pescan.meioambiente@goias.gov.br até o dia 25 de outubro.

Além disso, as instituições interessadas deverão obrigatoriamente participar da reunião do conselho marcada para o dia 02 de novembro. Caso haja mais interessados do que vagas, será feita uma eleição entre os inscritos. Qualquer dúvida poderá ser sanada pelos telefones: (62) 3265-1340/1319 ou (64) 3459-5805.

Parque
O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN) foi criado em 1970 e está situado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, compreendendo não somente o topo da serra em que se situa, mas também suas “cristas”, fraldas e encostas. Com 12,3 mil hectares, o parque é uma das mais importantes áreas de recargas dos aquíferos hidrotermais da região de Caldas Novas e Rio Quente, os quais constituem as potencialidades turísticas da região.

Além disso, constitui uma importante reserva de preservação da fauna e da flora locais, com ações de educação, pesquisa científica e forte presença de atividades esportivas e turismo de aventura. O animal símbolo do PESCaN é a seriema e duas trilhas famosas, a da Cascatinha e a do Paredão, atraem turistas de todo o mundo pela beleza.

LEGENDA PARA FOTOS: DIVULGAÇÃO

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas foi criado em 1970 e está situado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img