sexta-feira - 26/04/2024

Operação Grãos autua mais de 900 toneladas de grãos em Itumbiara e outras cidades

Mais de 900 toneladas de grãos, principalmente milho e soja, sem notas fiscais ou com notas fiscais inidôneas, foram autuadas pela Secretaria da Economia na Operação Grãos, realizada durante dois dias desta semana, nas divisas de Goiás com os estados vizinhos. O trabalho foi para combater a evasão fiscal, que cresce na época da safra agrícola.

Os autos atingiram R$ 240 mil, entre ICMS sonegado e multas. Agora, a Secretaria vai tentar identificar os responsáveis pelas remessas irregulares. O trabalho foi realizado por 25 auditores fiscais e 30 servidores do apoio fazendário, além de mais de 40 militares do Batalhão Fazendário da Polícia Militar.

O gerente de Arrecadação e Fiscalização, Luciano Pessoa, explica que foram lavrados aproximadamente 50 autos de infração e que a maioria foi paga na hora. “A fiscalização de mercadorias em trânsito é efetiva por aumentar a percepção de risco do sonegador”, diz.

As cargas irregulares foram encontradas em vários locais e regiões do Estado. No Posto JK, em Itumbiara, na divisa com Minas Gerais, e em Porangatu, divisa com Tocantins, o trabalho foi intenso. O controle também atingiu as divisas da Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, por onde entram e saem mercadorias que abastecem o Estado ou seguem para outros destinos.

A operação autuou cargas de sucatas, colchões, confecção e até o transporte clandestino de passageiros, além dos grãos. A base de cálculo das mercadorias autuadas foi estimada em R$ 923 mil.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img