sábado - 23/03/2024

Módulo de Respeito é inaugurado no presídio regional de Sarandi

Foi inaugurado na última segunda-feira (10/12) um Módulo de Respeito na Unidade Prisional de Itumbiara. O espaço tem como objetivo a transformação do ambiente carcerário por meio da formação de grupos dentro da unidade, que buscam preparar os detentos para o retorno à vida em liberdade e ao convívio social. O evento contou com a participação do promotor de Justiça José César Naves de Lima Júnior e representantes do Poder Judiciário, da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e do Conselho da Comunidade.

A iniciativa começou na cidade de León, na Espanha, e tem como metodologia colocar os presos para gerirem grupos, deixando para eles a responsabilidade da disciplina, das atividades, da fiscalização e reuniões pedagógicas realizadas.

A construção do módulo da Unidade Prisional de Itumbiara, que abriga hoje mais de 470 presos, foi possibilitada pela união de esforços do MP, do Poder Judiciário, da DGAP e a comunidade. Além do Módulo de Respeito, a unidade também tem recebido outras melhorias, como a ampliação da biblioteca, com doações de livros feitas pela maçonaria; o término das obras da triagem feminina; reformas nos consultórios odontológicos e médicos; uma fábrica de tijolos e distribuição de kits de higiene pessoal para presos provisórios e condenados que não possuem família na localidade.

Após essas melhorias, a unidade tem sido destaque no Estado por não registrar rebeliões e fugas há mais de um ano.

A reestruturação do sistema carcerário goiano é meta prioritária do Plano Geral de Atuação (PGA) dos anos de 2018 e 2019. (Texto: Ana Clara Morais – Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Supervisão: Ana Cristina Arruda – Fotos: acervo da 6ª Promotoria de Itumbiara)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img