Medicina e Política – Plural Notícias

Medicina e Política

A partir do momento em que decidi participar ativamente do cenário político de nossa cidade, deparei-me com o seguinte questionamento: o que há em comum entre a medicina e a política?

Bom, posso afirmar que conheço bem a profissão que escolhi, afinal já são 25 anos de carreira, além dos 6 anos de curso, ou seja, quase 3 décadas fundamentando o conceito daquilo que considero como princípio básico da medicina.

A palavra medicina é derivada do latim “ars medicina”, que significa a arte da cura. Entendo que medicina é a arte de ouvir, interpretar e atuar, buscando sempre melhorar a qualidade de vida daquele que está necessitando de seus cuidados, o que faz com que suas ações tenham alcance individual ou coletivo.

E a política? Na teoria, política é “a arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações ou Estados”.  Quando colocada em prática de forma honesta e competente a política gera resultados positivos, influenciando de forma direta na vida das pessoas.

Sendo assim, começamos a perceber que, diferente do que se parece à princípio, medicina e política têm sim muita semelhança.

Veja só: se no exercício da política eu puder ouvir, interpretar e atuar, buscando sempre melhorar a vida dos meus semelhantes, vou estar fazendo exatamente o que faço na medicina, porém com a seguinte diferença: atuando bem como médico, vou estar, na maioria das vezes, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida de cada paciente, o que significa uma pessoa ou no máximo uma família a cada atendimento. Já no exercício da política poderei ajudar, ao mesmo tempo, milhares de pessoas e famílias.

Levando em conta que pretendo atuar nas duas áreas, vou poder ser bem mais útil à nossa comunidade. Essa é minha meta, o meu desafio.

Foi o convívio com meus pacientes ao longo dos anos, tendo a oportunidade de me inteirar sobre as carências de cada um, que somadas refletem as carências da população, que decidi me tornar pré-candidato a vereador, concorrendo à uma cadeira na Câmara Municipal de Itumbiara nas eleições de 2020.

Nascido no seio de uma família ativa politicamente, desde os tempos de meu avô Orestes Borges Guimarães, que foi prefeito de Itumbiara, referência para meu pai Orestes Borges Guimarães Filho, que também atuou na política, se candidatando a prefeito de Itumbiara, quero ajudar a manter a tradição de servir à comunidade através da política.

Estou convicto de que posso fazer muito por nossa gente, por nossa cidade. Exercerei a função de homem público com o mesmo amor e a dedicação que tenho exercido a medicina.

José Orestes Borges Guimarães 

Médico especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *