sábado - 23/03/2024

Matemática elimina pelo menos 5 dos 17 partidos na disputa para vereador

A matemática é implacável e, às vezes, cruel. Na disputa pelas cadeiras na Câmara Municipal de Itumbiara para a legislatura 2021/2024, 17 partidos lançaram 229 candidatos a vereador. Como são apenas 12 vagas, num simples cálculo aritmético, já é possível afirmar que pelo menos cinco partidos não conseguirão atingir o sonho de obter representação na Casa Legislativa. Mas esse número pode ser ainda maior, já que os grandes partidos, com candidatos puxadores de votos, tendem a ficar com duas e talvez até três cadeiras, eliminando assim mais legendas na disputa.

Dos 17 partidos, apenas quatro conseguiram lançar chapa completa, com 18 nomes: Solidariedade, PRTB, PROS e PT. O Republicanos ficou com 17, enquanto PSL e PV, 16 cada. PP tem 15, PMN 14 e DEM, Avante e Cidadania, 13 cada. O quantitativo é apenas uma referência, claro, pois o desempenho individual também conta e muito.

A situação é bem difícil para o PSDB, que lançou apenas João Maurílio até agora. Mas os partidos podem preencher as vagas remanescentes até 30 dias antes do pleito, desde que haja essa previsão nas atas das convenções.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img