sexta-feira - 26/04/2024

Listão dos possíveis candidatos a deputado por Itumbiara

Plural Notícias traça um panorama dos possíveis candidatos a deputado estadual e federal que disputarão o voto dos itumbiarenses. Não é uma lista exauriente, afinal muitas mudanças ainda podem acontecer e novos atores podem surgir no tabuleiro político. Com as mudanças na legislação eleitoral, limitando o número de candidatos e exigindo melhor desempenho nas urnas para ser eleito, a tendência é de redução de candidaturas.

Álvaro Guimarães

No sétimo mandato, Álvaro Guimarães é um dos favoritos na região Sul de Goiás — Foto: Arquivo

Deputado estadual no sétimo mandato, Álvaro Guimarães (União Brasil) é considerado favorito. Os adversários dizem que sua fraqueza é o “teto baixo” em Itumbiara, mas impulsionado pelo apoio do prefeito Dione Araújo e as obras do governo estadual em Itumbiara, como o Hospital São Marcos e Av. Modesto de Carvalho, pode dobrar sua votação na cidade. Na região, ganhou musculatura e deve contar com apoio de até 20 prefeitos na sua campanha à reeleição. Aliados falam que deve ter entre 35 a 40 mil votos. Fará dobradinha em Itumbiara com José Nelto (Podemos).

Gugu Nader

Ex-vice-prefeito, Gugu Nader — Foto: Arquivo

Ex-vice-prefeito e ex-vereador, Gugu Nader (a caminho do PL) saiu da última eleição para prefeito com 14 mil votos em Itumbiara. Vai disputar sua quarta eleição consecutiva para deputado estadual e aliados acreditam que será o mais votado novamente na cidade. Porém, o calcanhar de aquiles continua sendo o desempenho fora, fundamental para ter sucesso numa eleição estadual. De 2004 para cá, disputou todas as eleições, sempre bem votado. Fará dobradinha com Magda Mofatto (PL).

Neto Karfan

Neto Karfan é atual presidente da Câmara Municipal de Itumbiara — Foto: Arquivo

Atual presidente da Câmara, Neto Karfan (Solidariedade) é um político em ascensão. Foi o quinto mais votado em 2016 na eleição da Câmara. Em 2018, disputou eleição para deputado estadual e recebeu mais de 8 mil votos, sendo a metade conquistados fora de Itumbiara. Em 2020, foi o terceiro mais votado para vereador e eleito presidente da Câmara, faz uma gestão bem avaliada. Ainda não manifestou publicamente sobre candidatura. Se não for, deve apoiar Álvaro Guimarães.

Daniel Borges

Daniel Borges, vice-prefeito de Itumbiara — Foto: Arquivo

Vereador por dois mandatos, Daniel Borges (PSD) foi eleito vice-prefeito na chapa com Dione Araújo. Presidiu a FUNSOL, mas deixou o posto para dedicar à carreira como cantor gospel, onde tem percorrido o Estado fazendo trabalho de evangelização. Se tiver apoio da Igreja Fonte da Vida, do apóstolo César Augusto, vai entrar na disputa. A igreja está presente em mais de 100 municípios do Estado e tem muita força. Para federal, vai apoiar Fábio Sousa, que tentará o retorno à Câmara dos Deputados.

Dr. Rogério Rezende

Dr. Rogério Rezende é médico pediatra, foi candidato a prefeito em 2020 recebendo 11 mil votos — Foto: Arquivo

Com 11 mil votos recebidos na campanha de prefeito, é um nome lembrado naturalmente para concorrer a deputado estadual. Há rumores de um acordo para apoiar Gugu Nader, que envolveria também 2024, mas não foi confirmado oficialmente. Até hoje, disputou duas eleições: vereador (2016) e prefeito (2020) com 50% de aproveitamento. Em 2018, cogitou candidatura a deputado federal, mas recuou na última hora e apoiou Zé Mário Schreiner (DEM). Tem ligação com Glaustin da Fokus (PSC).

Dr. José Orestes

Dr. José Orestes é vereador de Itumbiara, sendo também o mais votado da história do município pelas eleições de 2020 — — Foto: Arquivo

Vereador mais votado da história de Itumbiara, o médico Dr. José Orestes tem reiterado que não vai disputar eleição em 2022. Mas o Progressistas gostaria muito de vê-lo disputando uma vaga na Assembleia e enxerga nele um futuro promissor na política. É qualitativo, atuante e já mostrou que é bom de voto. Mas sua principal preocupação é fazer o jogo de grupo em favor da cidade. É um dos principais aliados do prefeito Dione Araújo e neste sentido deve apoiar a reeleição de Álvaro Guimarães.

José Nelto

Deputado federal José Nelto (Podemos) — Foto: Arquivo

Nas eleições de 2018, José Nelto (Podemos) não fez campanha em Itumbiara e recebeu apenas 40 votos. Mas nos últimos três anos, se tornou o parlamentar que mais trouxe recursos para a cidade e já contabiliza mais de R$ 15 milhões em emendas e convênios junto ao governo federal. É muito alinhado com o prefeito Dione Araújo e hoje o representante oficial do município na Câmara dos Deputados. Dione vai apoiar sua reeleição e deve ser o mais votado no município, dada a força política do prefeito e o reconhecimento da população ao seu trabalho em Brasília.

Zé Antônio

 

Ex-prefeito de Itumbiara, Zé Antônio é atualmente secretário de Desenvolvimento Humano e Social da Prefeitura de Goiânia — Foto: Arquivo

Último colocado na disputa para prefeito em 2020, quando tentou a reeleição, Zé Antônio foi indicado secretário na Prefeitura de Goiânia pelo seu partido, o Republicanos e se tornou mais conhecido na capital e região metropolitana. Tem pregado que será candidato a deputado federal, numa chapa que está sendo montada para eleger Jefferson Rodrigues e mais um. Se João Campos não for para o Senado e buscar a reeleição, é provável que Zé Antônio seja candidato a deputado estadual.

Jovair Arantes

Ex-deputado federal, Jovair têm grande trabalho reconhecido em Itumbiara — Foto: Arquivo

Jovair Arantes foi o representante oficial de Itumbiara na Câmara dos Deputados entre 2006 a 2018, graças ao apoio político e parceria com o ex-prefeito Zé Gomes e a continuidade com Chico Balla e Zé Antônio. Não foi reeleito na última eleição e recebeu apenas 15% dos votos (em 2010, chegou a 50%). Mas tem trabalho e obras na cidade e já anunciou que será candidato novamente, ainda que sem o respaldo político das principais lideranças da cidade. Está filiado no MDB mas deve mudar de legenda.

Professor Alfredo

Professor Alfredo (MDB) foi candidato a vice-prefeito na chapa de Gugu Nader em 2020, recebendo 14 mil votos — Foto: Arquivo

Após sair das urnas em 2020 com 27% dos votos (foi candidato a vice-prefeito na chapa com Gugu Nader), Professor Alfredo (MDB) deu declarações de que seria candidato a deputado federal. A hipótese perdeu forças nos últimos meses e Alfredo tem manifestado desinteresse pela política e mais envolvido com os negócios de sua faculdade. Mas continua sendo um nome bem posicionado e respeitado. É certo que irá participar do pleito, seja como candidato ou apoiando alguém. Tem interesse em 2024.

Liliane Costa

Liliane Costa (PRTB) é vereadora de Itumbiara, recebendo 1202 votos em 2020 — Foto: Arquivo

 

A vereadora é uma das apostas do PRTB, porque além de ser mulher, é boa de voto e tem discurso. O PRTB precisa de seis mulheres para compor a chapa com 18 nomes e Liliane é a melhor posicionada na legenda, por isso o partido vai pressioná-la para que entre na disputa. Se não for candidata, deve apoiar um nome do partido ou o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC). Para deputado estadual, Liliane está apalavrada com a reeleição de Charles Bento (PRTB).

Magda Mofatto

Magda Mofatto (PL) é deputada federal — Foto: Câmara Legislativa/Reprodução

Magda Mofatto (PL) nunca teve um bom desempenho nas urnas em Itumbiara. Em 2018, recebeu apenas 482 votos na cidade. Para efeito de comparação, em Panamá, que tem 3% da população de Itumbiara, ela recebeu 547 votos. Mas pode passar de figurante a candidata a protagonista, caso confirme a dobradinha com Gugu Nader, que deve filiar no PL. Magda é conhecida por fazer campanhas com muita estrutura e dinheiro e o PL terá muitos recursos do fundão eleitoral.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img