sexta-feira - 19/04/2024

Jales eleito presidente do IHGG e Rogério Arédio secretário geral

Membro fundador da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), o desembargador aposentado Rogério Arédio Ferreira foi eleito secretário geral do Instituto Histórico Geográfico de Goiás (IHGG). A entidade será presidida pelo promotor de justiça Jales Guedes Coelho de Mendonça, que já atuou na Comarca de Itumbiara. Rogério Arédio ocupa a cadeira nº 33, no IHGG, cujo patrono é Antônio Americano do Brasil.

A chapa da nova diretoria recebeu apoio unânime dos 47 sócios titulares e quatro eméritos. O Instituto é depositário de um acervo bastante diversificado, composto de fotografias, fitas de vídeo, obras de arte, CDs, documentos manuscritos históricos (dentre os documentos mais importantes está a primeira Constituição do Estado de Goiás), livros, revistas, folhetos, medalhas, objetos pessoais de grandes personalidades goianas.


Histórico
Rogério Arédio Ferreira nasceu em Goiânia, mas está radicado em Itumbiara há várias décadas. Atuou na magistratura por 42 anos, sendo 31 como juiz de direito, a maioria deles na Comarca de Itumbiara, até ser promovido a desembargador de justiça em 2001, onde ficou até 2012.

Rogério foi Coordenador regional e da corregedoria da região Sul, da Asmego região Sul, diretor regional da Escola da Magistratura Região Sul e juiz eleitoral em todas as comarcas onde atuou. Foi presidente da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, membro da Comissão de Regimentos e Organização Judiciária, membro da Corte Especial e integrante do Conselho da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), ocupou o cargo de presidente da Comissão de Informática e da Segunda Seção Cível, em 2009.

Foi vice-presidente do TJGO e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO).

Recebeu os títulos de Cidadão Itumbiarense, Cachoeirense e lnaciolandense. Por sete vezes seguidas recebeu o Troféu Águas do Paranaíba, como personalidade jurídica do ano. Foi agraciado também com o Colar Mérito Judiciário, comendas da Ordem do Mérito Anhanguera, Coronel Sidney Pereira de Almeida, medalhas do Mérito Judiciário Maçônico, Sesquicentenário da Polícia Militar de Goiás grau comendador, do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, da Ordem do Mérito Tiradentes Grau Grã Cruz e do Mérito Jurídico Clóvis Beviláqua. Publicou poemas e artigos em vários jornais e revistas.

Como escritor, Rogério Arédio é autor de várias publicações, como: Comarca de Itumbiara, Recortes de Itumbiara, Luiz do Couto: o Poeta das Letras Jurídicas, O Juiz e a Binga, O Padre e a Santa, Fragmentos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e O Tropeiro Eli, entre outras publicações.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img