quarta-feira - 08/05/2024

Itumbiara: Portal de entrada do Sul Goiano

Localizada à margem direita do Rio Paranaíba, a cidade de Itumbiara tem sua história ligada à instalação de um posto de coleta de tributos no ano de 1824. A denominação dada à época foi de Porto de Santa Rita. A alteração para o nome atual se deu em 1943.

O município é considerado o portal de entrada do Estado de Goiás. A construção da Ponte Afonso Pena – a mais antiga ponte pênsil existente no Brasil, inaugurada em 1909 –, veio garantir maior comunicação e desenvolvimento entre os Estados de Minas e Goiás, permitindo também a integração do Sul de Goiás com todo o Sudeste brasileiro.

As duas principais rodovias que passam por Itumbiara são a BR-153, que corta o país em toda sua extensão de norte a sul, sendo a principal via de acesso à região central do Brasil, e a BR-452, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com início em Rio Verde (GO), a BR-452 passa por Itumbiara e termina em Araxá (MG).

A Ferrovia Norte-Sul tem uma extensão projetada para a cidade de Itumbiara e, quando concluída, espera-se a redução do tráfego de caminhões na BR-153.

Itumbiara está inserida no plano de expansão da Hidrovia Tietê/Paraná/Paranaíba.

Também passa pela cidade o duto construído para enviar etanol ao Porto de Santos (SP). O trecho entre Uberaba (MG) e Itumbiara, em fase inicial, possibilitará a exportação de etanol produzido por mais de dez usinas em Itumbiara e região.

A cidade conta com o Aeroporto Municipal Francisco Vilela do Amaral, com uma pista de 1.752 metros de asfalto, o que possibilita pouso e decolagem de grandes aeronaves. O processo de urbanização mais intenso de Itumbiara ocorreu a partir de 1980, decorrente da expansão da produção aliada à modernização das atividades agrícolas, originando pequeno fluxo migratório de outros Estados brasileiros.

Nos anos 1970 e 1980, houve a instalação de indústrias vinculadas ao agronegócio que impulsionavam o crescimento da cidade a leste, em direção à BR-153, importante eixo de ligação Norte-Sul. Ao longo da década de 1980, mais indústrias se instalaram às margens da BR-452.

A Usina Hidrelétrica de Itumbiara, em 1984, impulsionou o crescimento ao sul do núcleo inicial. No período de 1980 a 1991, observa-se o maior crescimento da população urbana, sendo que no ano de 2010 nada menos do que 96% da população se concentrava no meio urbano.

 Usina Hidrelétrica de Furnas, construída na década de 70 pelo governo federal

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