domingo - 21/07/2024

Intercooperação Verde: Sicoob Credi-Rural e Coop-Recicla firmam parceria

Projeto ambiental recolhe e destina corretamente o óleo de cozinha. (Foto: Divulgação)


Em Rio Verde (GO), o projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha idealizado pela Coop-Recicla recebeu o apoio do Sicoob Credi-Rural. Com apresentação oficial no dia 14 de agosto, a iniciativa disponibiliza Pontos de Coleta Voluntária (PEVs) para o recolhimento do óleo de uso doméstico.

Nessas estruturas, os rio-verdenses podem retirar vasilhames próprios para o acondicionamento do óleo usado, levá-los para casa e depois devolvê-los aos pontos com o produto coletado. Dos 22 PEVs disponibilizados, 15 foram custeados pelo Sicoob Credi-Rural.

A intercooperação verde contribui para a geração de emprego e renda para a cooperativa de reciclagem, além de cuidar do meio ambiente, questões compreendidas como fundamentais pelo Sicoob Credi-Rural. O óleo reaproveitado pode ser utilizado na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Sobre a colaboração entre as cooperativas, Divino Teles Guimarães, presidente da Coop-Recicla, destacou: “essa parceria significa muito. Somos uma cooperativa de catadores de material reciclável e termos como parceiro uma instituição como o Sicoob Credi-Rural acreditando que é possível fazer algo que beneficie a comunidade, faz toda a diferença.”

Em Rio Verde (GO), os PEVs estão distribuídos em locais estratégicos, tais como na agência do Sicoob Credi-Rural, sede da Prefeitura, Câmara Municipal, Comigo, Parque dos Jatobás, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Meio Ambiente e Praça Vila Carolina.

Nem no lixo, nem na pia
De acordo com pesquisa feita por Divino Guimarães, em 2010, Rio Verde (GO) gerava mensalmente 44 mil litros de óleo de cozinha, que não possuíam a destinação correta. Assim, o objetivo do projeto é tratar corretamente esse resíduo, evitando o descarte incorreto e, de forma complementar, gerando renda e estimulando o desenvolvimento de Rio Verde (GO).

“A expectativa é muito positiva. Começamos com 15 PEvs que são específicos para óleos de cozinha, mas Rio Verde (GO) tem mais de 100 pontos para coleta seletiva e em cada um deles há de ter também um ponto para o óleo de cozinha”, finalizou Divino.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img