Itumbiara fechou 2019 com saldo negativo na geração de empregos. De janeiro a dezembro do ano passado o número de admissões somou 13.039, ante 13.639 desligamentos, segundo dados do CAGED do Ministério da Economia.
Dos oito setores da economia, apenas dois tiveram saldo positivo: comércio e serviços, com 104 e 97 novas vagas criadas, respectivamente. Agropecuária (-401), indústria (-367), construção civil (-30), extrativa mineral (-2) e administração pública (-1) registraram fechamento de postos de trabalho.
No mês de dezembro o saldo ficou negativo em 17 vagas. A agropecuária abriu 265 novos postos de trabalho, mas o desempenho ruim na indústria (-150), nos serviços (-99) e na construção civil (-35) fez com que o saldo ficasse no vermelho no último mês do ano.
Considerando o histórico dos últimos dez anos, Itumbiara registrou abertura de 6.261 novos postos de trabalho. Entre 2010 a 2014, foram gerados 7.365 empregos com carteira assinada e nos anos seguintes houve maior número de demissões. Em 2018, o saldo negativo foi interrompido com a criação de 1.024 vagas, mas no ano passado, o número de desligamentos voltou a ficar maior que admissões, com saldo negativo de 600 vagas.