domingo - 05/05/2024

Inauguração CAPS Dr. Murilo Borges

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Governo de Goiás, pela Secretaria Estadual de Saúde, inauguraram oficialmente nesta quarta-feira, dia 23 de junho, o CAPS II Dr. Murilo Borges, na Avenida Equador, no Bairro Dom Veloso. O CAPS está instalado onde funcionava o CISME (Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel). O nome do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma homenagem ao médico Murilo Borges Guimarães, que morreu no fim do ano passado, depois de fazer o atendimento na instituição, por mais de 24 anos.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, do secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, secretários e servidores municipais, vereadores, o secretário estadual de Saúde, Isamel Alexandrino, o deputado estadual Álvaro Guimarães, as irmãs de Murilo (Moabe Guimarães Borges Ribeiro, Priscila Ribeiro Guimarães Pacheco e Meimei Ribeiro Guimarães Queiroz), a equipe do CAPS e Zilmar Oliveira Borges, um dos fundadores do CISME e administrador da instituição por mais de 25 anos.

Zilmar, Elci, Dr. José Orestes, Maria Auxiliadora, Dione, Priscila, Ismael Alexandrino, Moabe, Álvaro e Meimei — Foto: Decom/Divulgação

No início deste ano, a SMS propôs unificar a saúde mental em Itumbiara. Assim, os atendimentos feitos no CISME e no outro CAPS, no centro da cidade, passam a ser realizados em um só local, com organização pela equipe da Secretaria. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, a municipalização da saúde mental (em parceria com os governos Federal e Estadual) é uma orientação do Ministério da Saúde. O CAPS II Dr. Murilo Borges atende pessoas com transtornos mentais ou com alguma doença da alma, como depressão. Duas das irmãs de Murilo, Moabe Guimarães Borges Ribeiro e Priscila Ribeiro  Guimarães Pacheco, atuam no CAPS. Moabe é uma das médicas que fazem atendimentos aos pacientes.

Guilherme contou que, futuramente, também deve ser implantado, no local, um CAPS AD (Álcool e Drogas), para acompanhamento de pessoas com dependência química.

Nas falas, a irmã de Murilo, Moabe Guimarães Borges Ribeiro, o amigo e parceiro no CISME, Zilmar Oliveira Borges, o vereador José Orestes Guimarães (representando a Câmara Municipal de Itumbiara e primo de Murilo), o secretário de Obras e Pavimentação Asfáltica, Luciano Franco (também primo de Murilo), o deputado Álvaro Guimarães, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, destacaram a postura de “homem de bem” que Murilo Borges Guimarães teve ao longo da vida e a atuação em prol dos pacientes psiquiátricos de Itumbiara.

Prefeito Dione Araújo com familiares do Dr. Murilo Borges — Foto: Decom/Divulgação

Ismael Alexandrino destacou ainda os esforços para levar às pessoas atendimento de qualidade na rede pública de saúde em Goiás.

O CISME (Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel) foi fundado em 1996, por um grupo de voluntários, e fez, nestes 25 anos, atendimentos, com uma equipe de médicos e outros profissionais, como psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

Para receber atendimento no CAPS II Dr. Murilo Borges, as pessoas devem procurar os postos de saúde. O médico vai fazer um encaminhamento para agendamento de consulta daí 15 dias. O atendimento médico é feito de segunda a quinta-feira. Mais informações pelo telefone (64) 3404-1388.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img