sexta-feira - 22/03/2024

Guilherme pede que população não acredite em notícias falsas sobre a vacinação: “Estamos trabalhando com amor e respeito à vida”

Guilherme Davi, secretário municipal de Saúde de Itumbiara, lamentou que o atraso no lançamento das informações tenha sido utilizado por pessoas para tentar desacreditar o processo de vacinação, fazendo uso político de forma irresponsável. “Nós recebemos 20.440 doses até o dia 07 de abril e vacinamos 14.396 pessoas com a primeira dose e 4.452 com a segunda dose, ou seja, totalizando 18.848 doses aplicadas e restando cerca de 1.600 doses. Com o avanço da vacinação nesta quinta-feira (08) no Capim de Ouro, que teve uma grande movimentação, restarão algumas centenas para serem aplicadas na sexta. Ainda que no sistema do Plano Nacional de Imunização não conste ainda a aplicação de todas essas doses, as pessoas foram efetivamente vacinadas. Até segunda, esses números já estarão atualizados”, garante o secretário.

O secretário informa que todo o processo de vacinação é acompanhado pelo Ministério Público. “Nós fazemos duas listas, com os mesmos dados, uma que vai para o PNI e outra para a 3ª Promotoria de Justiça. Esse processo é muito transparente e responsável”, afirma. Guilherme diz que alguns profissionais de saúde estão sendo hostilizados nos postos de vacinação, por conta da desinformação e notícias falsas veiculadas nas redes sociais.

“Os profissionais de saúde estão exaustos, trabalhando sem férias, sem folga e com uma carga excessiva de trabalho há um ano e ainda têm que conviver com essas acusações falsas. Vamos valorizar e respeitas estes profissionais, não espalhe notícias falsas de pessoas que têm interesse político, querendo apenas tumultuar”.

Enfermeira manuseando frasco de vacina contra o Covid — Foto: Decom/Divulgação

Novas Doses
A Secretaria Municipal de Saúde foi informada que a nova remessa de 136 mil doses recebida pelo Estado será entregue aos municípios entre o final da tarde de sexta-feira (09/04) e início da manhã de sábado (10/04). “Logo que tivermos acesso à quantidade de vacinas que Itumbiara vai receber, vamos divulgar o calendário de vacinação, para a primeira dose acima de 63 anos. O município não pode buscar as vacinas em Goiânia, esse transporte é feito pela Secretaria Estadual de Saúde nas condições adequadas e com escolta da polícia”, assinala, afirmando que a vacinação poderá ser feita inclusive no final de semana.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img