sábado - 23/03/2024

Governo de Goiás recebe 18 ventiladores mecânicos recuperados pelo projeto Pneuma, da UFG

Equipamentos estavam parados e devem ser destinados às unidades prioritárias no combate à Covid-19, como o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás e o Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara

A união interinstitucional do Governo de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) resultou na entrega de 18 ventiladores mecânicos que estavam em desuso e foram recuperados pelo projeto Pneuma, para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A entrega foi realizada na tarde desta sexta-feira (19/06), na sede da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG), em Goiânia.

Subsecretária de Saúde de Goiás, Luciana Vieira esteve presente na EMC-UFG para receber os equipamentos, que vão somar no enfrentamento à Covid-19. “Esses ventiladores mecânicos serão fundamentais para que mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sejam abertos pelo Estado, colaborando para o atendimento aos pacientes críticos infectados pelo coronavírus”, pontuou.

Luciana Vieira explicou que esses equipamentos estavam em desuso por falta de peças ou calibragem, e a parceria com as instituições permitem que os respiradores voltem a ser utilizados nas unidades da SES-GO. “São excelentes equipamentos, que estavam parados. Agora, voltaram para os hospitais da rede estadual para fortalecer o enfrentamento à pandemia, e continuarão a ser utilizados pós-pandemia.”

Os ventiladores entregues pelo projeto Pneuma são testados e aprovados para uso. Na sede da SES-GO, os técnicos da Gerência de Engenharia, Arquitetura e Manutenção da pasta fazem a análise dos laudos antes de enviar os equipamentos às unidades de saúde. Segundo a subsecretária, esses 18 equipamentos serão destinados às unidades prioritárias, como o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás e o Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara, que foi estadualizado.

Esforços somados
O professor da UFG e coordenador do projeto Pneuma, Rodrigo Pinto, explicou que o projeto é executado por, pelo menos, dez voluntários, entre engenheiros e técnicos, que dedicam parte do seu tempo à recuperação desses equipamentos, envolvendo diversas instituições, que, somando esforços, conseguem recuperar os respiradores. “Fazemos a reparação dos equipamentos, e os ajustes para funcionamento são realizados por engenheiros clínicos da empresa Abeclin, também parceira da ação.” O projeto, que é realizado desde abril, já recuperou 27 ventiladores mecânicos, e outros devem ser entregues nos próximos meses.

Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Carvalho acredita que esse projeto cumpre o papel da universidade, promovendo pesquisa e extensão para o bem da sociedade. “Num momento como esse, disponibilizamos nossa capacidade de recursos humanos e materiais em prol das pessoas”. Já o diretor do Senai Vila Canaã, Claiton Candido Vieira, explicou que o conhecimento da universidade e do Senai está sendo colocado à disposição da população, unindo esforços de diversas instituições para a reparação desses equipamentos. “Isso só é possível devido ao trabalho em conjunto de diversos setores”, afirmou.

Foto: Iron Braz
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – Governo de Goiás

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img