quarta-feira - 17/04/2024

Governador Ronaldo Caiado e presidente dos Correios lançam Balcão do Cidadão em Goiás

Parceria com a Estatal permitirá, a longo prazo, levar atendimento integrado às 246 cidades goianas. Nesta fase inicial, programa foi disponibilizado em quatro cidades do interior – Abadiânia, Edéia, Nova Crixás e Niquelândia –, beneficiando ainda diversos municípios vizinhos. Caiado explica que Balcão diminui desigualdades regionais ao dar a moradores das menores cidades o mesmo tratamento que se oferece a quem reside nos grandes centros urbanos

O governador Ronaldo Caiado deu mais um grande passo no cumprimento da meta de democratizar e humanizar, cada vez mais, o acesso dos goianos a serviços públicos ao lançar o Balcão do Cidadão, uma parceria com os Correios, neste sábado (18/01). O projeto é piloto e está sendo entregue à população de Abadiânia, Edéia, Nova Crixás e Niquelândia, beneficiando ainda os moradores das cidades vizinhas. Com o convênio, o Governo de Goiás abre caminho para levar aos moradores dos 246 municípios, a longo prazo, o acesso a atendimentos de forma integrada para serviços do Detran, da Economia e de outras áreas do Estado.

Em Abadiânia, primeira cidade visitada, ao lado do presidente dos Correios, General Floriano Peixoto, Ronaldo Caiado destacou que, com a parceria, os moradores não precisam mais se deslocar em busca de atendimento. Também garantiu que irá expandir o leque de opções oferecidas. “Vamos ampliar a oferta de serviços para que o cidadão tenha condição de viver na sua própria cidade”, enfatizou. O convênio com a Estatal – que tem capilaridade em todo País, e está presente em todas as cidades brasileiras –, permite ao Governo de Goiás levar o atendimento integrado ao cidadão, até hoje presente em 53 municípios, para mais 193 cidades goianas.

Para demonstrar a qualidade do serviço, Caiado foi atendido no Balcão do Cidadão e conseguiu emitir, em poucos segundos, uma certidão negativa a partir do seu CPF. “É com esse cuidado e carinho que queremos governar o Estado de Goiás. Estamos inaugurando o Balcão do Cidadão, essa marca dos governos federal e estadual, e vamos melhorar mais esse projeto. Cada dia, eu aperto meus secretários para que passem a oferecer mais serviços junto aos Correios”, garantiu o governador. “Essa é a maneira de mostrar que temos uma instituição do Governo, do presidente Jair Bolsonaro, que está em todos os municípios do Estado de Goiás e Brasil.”

Presidente dos Correios, General Floriano Peixoto destacou que a parceria facilitará o dia a dia do cidadão e demonstra a transparência na gestão de Caiado. “Faremos tudo que for possível para levar, governador, serviços de eficiência, de qualidade, para fortalecer algo que o senhor já vem demonstrando claramente, como foi falado aqui, o fortalecimento da dignidade, da cidadania no Estado de Goiás”, disse.

Para o General, o Balcão do Cidadão representa a vocação social da Estatal e que o serviço “é a expressão mais cristalina do que os Correios representam, em termos de oferecer soluções que aproximam. Soluções que aproximam o governo da população, soluções que ampliam e fortalecem a cidadania”.

A parceria entre Governo de Goiás e Correios para a concretização do Balcão do Cidadão foi promovida por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi). As duas são responsáveis pelo programa, que começou a ser desenhado há sete meses até que, em dezembro, o convênio foi efetivado. Neste ínterim, houve diversas reuniões entre os técnicos do governo e a equipe dos Correios em Goiás, capitaneada pelo superintendente regional da Estatal, Eugênio Montenegro.

O grande mérito do Balcão do Cidadão é a extensão da rede de serviços estaduais dos atuais 53 para os 246 municípios goianos. É o que explica Alexandre Demartini, Chefe de Gabinete da Sead, que representou o secretário da Administração, Bruno D’Abadia. “A população não precisará se locomover até uma cidade onde tem o serviço integrado. Vai custar menos e garantir a proximidade, por exemplo, a uma certidão negativa, emissão de um Dare e a qualquer serviço disponível nas agências, trazendo comodidade para o cidadão”, pontuou.

Titular da Sedi, Adriano da Rocha Lima ressaltou que, para além da capilaridade física das agências dos Correios, a Sedi trabalha para integrar todos os serviços públicos em um portal digital do Estado de Goiás, garantindo rapidez e acessibilidade a toda população. “O cidadão que tiver internet, em grande parte dos serviços, nem precisará sair de casa para ser atendido”, projeta. Afinal, para Adriano, esta é a missão essencial da tecnologia: facilitar a vida da população. “Se ela não tiver fazendo isso, não está cumprindo seu papel.”

O prefeito de Abadiânia, Zé Diniz, agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e ao presidente dos Correios, General Floriano Peixoto, pelo serviço que vai beneficiar quem reside na cidade e região. “Hoje temos a satisfação de estar recebendo estas autoridades aqui para trazerem esse benefício para o nosso povo de Abadiânia”, comemorou.

Senador por Goiás, Luiz do Carmo ressaltou a visibilidade que Goiás tem hoje no cenário nacional, resultado do trabalho que o governador Ronaldo Caiado tem promovido à frente do Governo estadual na correta aplicação dos recursos púbicos. “Governador, você economiza cada centavo que tem o Estado. Fico feliz em ser seu companheiro e ajudá-lo a mudar a história de Goiás. Daqui a três anos, veremos a mudança que tem feito em nosso Estado de Goiás”, avaliou.

Retomada do crescimento
Durante discurso na presença de cidadãos abadienses e autoridades políticas, Caiado lembrou da crise que Abadiânia tem enfrentado, desde o fechamento da Casa de Dom Inácio de Loyola e pontou que o Governo do Estado e a União estão empenhados em garantir a retomada do crescimento do município. “Sabemos das dificuldades que Abadiânia está passando, e estamos priorizando a vinda de empresas para cá. O desafio é grande. Fiz questão de passar por toda parte, caminhei e vi um quadro que entristece a todos nós. Mas eu sou acostumado com o embate e a luta. E se tem um problema, nós vamos trabalhar mais. Vamos recuperar”, assegurou.

Estiveram presentes em Abadiânia, o superintendente regional dos Correios em Goiás, Eugênio Montenegro; os secretários Marcos Silva (Comunicação) e Fábio Cammarota (Governadoria); os deputados estaduais Coronel Adailton e Thiago Albernaz; a primeira-dama de Abadiânia, Selma Diniz; o gerente da agência dos Correios de Abadiânia, Leonardo Almeida; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, Paulo Roriz; os comandantes Tenente Coronel Miranda (37º BPM) e Capitão Neto (3º BPM); além de vereadores, ex-prefeitos e representantes de deputados estaduais.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img