terça-feira - 26/03/2024

Goiás é 1º no País a retornar às aulas 100% presenciais, e medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Estado para prevenção da Covid-19 são destaque na imprensa nacional

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, nesta quarta-feira (19/01), o ano letivo de 2022 para mais de 466 mil alunos distribuídos em 1.012 unidades escolares da rede pública estadual dos 246 municípios goianos. Para garantir uma retomada segura, a Seduc adquiriu e já encaminhou às instituições de ensino máquinas pulverizadoras e termômetros para aferição de temperatura de alunos, professores e servidores administrativos.

Reportagens veiculadas nas edições do Jornal Nacional e Jornal Hoje, da Rede Globo, desta quarta-feira (19/01), destacaram as medidas de prevenção adotadas pelo Governo do Estado para promover o retorno seguro, além do fato de que a rede estadual de Goiás foi a primeira do País a iniciar o ano letivo com aulas 100% presenciais. Os telejornais também apontaram o alto índice de vacinação contra a Covid-19 entre estudantes e servidores da Seduc. Cerca de 72% dos adolescentes entre 11 e 17 anos receberam pelo menos a primeira dose. Mais de 92% dos servidores estão com o esquema vacinal completo.

A gestão do governador Ronaldo Caiado reforma escolas, disponibiliza laboratórios móveis de informática, fornece conjuntos de uniforme, mochilas, tênis, kit escolar e entrega Chromebooks. O programa Bolsa Estudo destina R$ 100 mensais a todos os alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio da rede estadual. O objetivo é reduzir as taxas de evasão escolar. Valor investido em merenda escolar é triplicado, a partir deste ano.

“É importante que os pais mandem seus filhos para as escolas porque, a partir de agora, as aulas serão 100% presenciais e não haverá mais ensino remoto”, alertou a secretária Fátima Gavioli em entrevista à imprensa.

Para a titular da Seduc, todas as evidências mostram que a escola é um lugar seguro. Soma-se a isso o saldo positivo dos últimos seis meses, com o ensino híbrido, período no qual as crianças tiveram um comportamento exemplar na escola e nas salas de aula. “O momento é de cautela, como sempre foi. Mas eu confio no trabalho de conscientização e de informação que nós fizemos”, frisou.

De acordo com Fátima Gavioli, no retorno presencial às salas de aula, as equipes escolares e os estudantes deverão continuar cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança e as normas definidas pelos órgãos de saúde em relação à Covid-19.

Dentre as orientações estão o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência na instituição de ensino, lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel. Todas as unidades escolares da rede pública estadual também receberam equipamentos de aferição de temperatura.

Calendário Escolar
Conforme prevê o Calendário Escolar 2022, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), as aulas do primeiro semestre letivo tiveram início no dia 19 de janeiro e prosseguem até o dia 30 de junho. As aulas do segundo semestre começam no dia 2 de agosto e se encerram em 20 de dezembro.

Ao todo, serão 202 dias letivos. Esse quantitativo atende à Resolução nº 8, do CEE, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas de efetivo trabalho escolar, assegurados aos docentes os 30 dias de férias no mês de julho.

Das 1.012 unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de educação em 2022, 615 são de tempo regular, 263 ofertam tempo integral, 61 são militares, 60 conveniadas, 10 quilombolas e três indígenas.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img