sexta-feira - 19/04/2024

A quem interessa a devastação da mata na margem mineira do Rio Paranaíba ?

A cena se repete praticamente todos os anos. Novamente a vegetação da mata que fica às margens do Rio Paranaíba, no lado mineiro, foi destruída por um incêndio na semana passada. O fogo começou no meio da tarde e somente foi controlado por volta da meia noite, com uso de caminhões-pipa de empresas da região. As chamas consumiram toda a vegetação. O tempo seco contribuiu para a propagação das chamas que foram vistas à distância e prejudicaram o tráfego de veículos na BR-153.

Na margem goiana, na Avenida Beira Rio, moradores lamentavam o incêndio, suspeitando que pode ter sido criminoso. A mata estava bem verde e dava sinais de recuperação após a última queimada, que ocorreu há uns três anos. Além da vegetação devastada, pequenos animais também podem ter sucumbido ao fogo. O dano ambiental foi grande, inclusive com a fuligem que caiu nas ruas e casas.

Uma parte da área já foi loteada e dará lugar em breve a condomínio. Há cerca de dez anos, houve tentativas para criação de um Parque Estadual, visando a preservação permanente daquele local, mas a proposta não foi adiante. Tudo indica que num futuro breve, a mata deixará de existir, dando lugar a casas e prédios.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img