quinta-feira - 18/04/2024

Escola Senai é posto avançado do Centro Internacional de Negócios

Itumbiara, no Sul do Estado, é mais uma cidade goiana a receber um Posto Avançado do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (CIN/Fieg), instalado na Escola Senai. A ação estratégica, por iniciativa do Conselho Temático de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, presidido pelo empresário Emílio Bittar, visa encurtar distâncias: De Goiás para o mundo e vice-versa.

Trata-se de mais um serviço para incentivar as exportações de produtos made in Goiás, por meio da emissão do Certificado de Origem (COD) e declaração de livre venda. Depois de Itumbiara, também ganharão postos avançados os polos de Rio Verde, Catalão, Barro Alto e Niquelândia, instalados em unidades do Sistema Fieg.

O lançamento foi realizado no dia 23 de junho, via plataforma on-line, e reuniu empreendedores locais, empresários e gestores do Sistema Indústria. Itumbiara possui unidades do Sesi, Senai e IEL atendendo outros 13 municípios da região e até de Minas Gerais. A partir de agora, empreendedores locais contam com suporte para emissão do documento Certificado de Origem (COD), sem precisar emitir o documento fora de sua base. Antes era necessário o empresário vir a Goiânia para fazer a emissão do certificado.

O Centro Internacional de Negócios da Fieg foi pioneiro na Região Centro-Oeste e o segundo em todo o País a emitir o Certificado de Origem Digital (COD) por meio da nova plataforma Sistema COD, que facilitou a prestação do serviço a empresários atestando a origem de seu produto e assegurando benefícios tarifários em 23 países.

É mais uma facilidade que a Fieg – a única autorizada em Goiás pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) – proporciona ao setor produtivo para incentivar a internacionalização das empresas goianas.

Luciano Marques – Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Itumbiara – ACISI — Foto: Arquivo

“Itumbiara é um dos principais polos industriais do Estado e um dos maiores exportadores. Esse serviço dará um suporte grande para os empresários na emissão do Certificado de Origem e Declaração de Livre Venda. Facilita, agiliza e desburocratiza o processo de exportação de nossos produtos”.

 

 

Margareti Scarpelini Diretora de RH da Caramuru — Foto: Reprodução/JA Goiás

“O Sistema Indústria SESI, SENAI e IEL é um grande parceiro da Caramuru e, com certeza, vamos de todo apoio aqui em Itumbiara”.

 

 

 

 

 

 

Roberval Dias Martins – AlcaFoods — Foto: Arquivo

“Trabalhamos com a Fieg e o CIN há algum tempo. Agora não será preciso ir a Goiânia para fazer a emissão do certificado. Vamos gastar poucos minutos para ir ao Senai de Itumbiara e fazer a emissão do COD, com economia de tempo e custos”.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img