sexta-feira - 26/04/2024

Equipe móvel vai percorrer unidades de saúde e escolas em Araporã

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde iniciam na próxima quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o H1N1. Conhecida como vacina da gripe, a campanha vai até o dia 31 de maio e nesse período a meta é imunizar trabalhadores na área da saúde; idosos a partir dos 60 anos; crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes e mulheres puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias); professores regentes de escolas públicas e particulares; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; população carcerária e indígenas.
Para conseguir atingir a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Governo Federal, a Secretaria da Saúde elaborou um cronograma especial que vai percorrer unidades de saúde e escolas, levando a vacinação ao público-alvo. Esse cronograma será executado conforme a liberação dos lotes da vacina que fica a cargo da Superintendência Regional de Saúde (Uberlândia). A vacinação será iniciada com os trabalhadores na área da saúde (PSFs, Hospital, Centro de Fisioterapia, Farmácia Municipal, dentre outros).
As datas ainda estão sendo discutidas, mas a Secretaria da Saúde vai deslocar as equipes até as unidades de ensino, assegurando assim que todos recebam a dose da vacina e fiquem imunes à gripe.
O Dia D da campanha vai acontecer em 04 de maio quando a Secretaria da Saúde mobilizará toda a equipe para a vacinação que vai acontecer no PSF 1 (Centro). Mas durante o período de vigência da campanha, o público que faz parte do grupo prioritário pode procurar uma das salas de vacinação do PSF (1 ou 2) para receber a dose da vacina. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Secretaria da Saúde faz alguns alertas ao público-alvo da campanha. O primeiro é sobre a obrigatoriedade da apresentação do Cartão de Vacinas, documentos pessoais e Cartão do SUS. O segundo é para os portadores de doenças crônicas que devem apresentar laudo médico. Pacientes hipertensos devem apresentar laudo detalhado de comorbidade com CID.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img