sexta-feira - 16/04/2021
spot_img

Equipe móvel vai percorrer unidades de saúde e escolas em Araporã

A Prefeitura de Araporã e a Secretaria da Saúde iniciam na próxima quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o H1N1. Conhecida como vacina da gripe, a campanha vai até o dia 31 de maio e nesse período a meta é imunizar trabalhadores na área da saúde; idosos a partir dos 60 anos; crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade; gestantes e mulheres puérperas (que tiveram filhos nos últimos 45 dias); professores regentes de escolas públicas e particulares; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; população carcerária e indígenas.
Para conseguir atingir a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Governo Federal, a Secretaria da Saúde elaborou um cronograma especial que vai percorrer unidades de saúde e escolas, levando a vacinação ao público-alvo. Esse cronograma será executado conforme a liberação dos lotes da vacina que fica a cargo da Superintendência Regional de Saúde (Uberlândia). A vacinação será iniciada com os trabalhadores na área da saúde (PSFs, Hospital, Centro de Fisioterapia, Farmácia Municipal, dentre outros).
As datas ainda estão sendo discutidas, mas a Secretaria da Saúde vai deslocar as equipes até as unidades de ensino, assegurando assim que todos recebam a dose da vacina e fiquem imunes à gripe.
O Dia D da campanha vai acontecer em 04 de maio quando a Secretaria da Saúde mobilizará toda a equipe para a vacinação que vai acontecer no PSF 1 (Centro). Mas durante o período de vigência da campanha, o público que faz parte do grupo prioritário pode procurar uma das salas de vacinação do PSF (1 ou 2) para receber a dose da vacina. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Secretaria da Saúde faz alguns alertas ao público-alvo da campanha. O primeiro é sobre a obrigatoriedade da apresentação do Cartão de Vacinas, documentos pessoais e Cartão do SUS. O segundo é para os portadores de doenças crônicas que devem apresentar laudo médico. Pacientes hipertensos devem apresentar laudo detalhado de comorbidade com CID.

VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES

2,769FansLike
1,019FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

PUBLICIDADE

spot_img
spot_img
spot_img