terça-feira - 16/04/2024

Endemias utiliza luz violeta para capturar escorpiões

Os escorpiões tem causado inúmeros acidentes na nossa região. A espécie predominante no município é o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, com o veneno mais potente. O controle é difícil pois essa espécie não precisa de macho para a reprodução e o número de filhotes por cria pode passar de 20. Como são de hábitos noturnos, durante o dia ficam escondidos e à noite saem para se alimentar, principalmente de baratas.

A equipe da Superintendência de Endemias/Zoonoses, que monitora e recolhe os animais peçonhentos, está utilizando 5 lanternas de luz violeta para a localização dos escorpiões. No escuro a luz violeta deixa o escorpião com um brilho fluorescente e os agentes acham os bichos. O trabalho com as novas ferramentas começou no dia 13 de janeiro de 2020, dentro do Cemitério Novo que fica no bairro Jardim Liberdade. Já foram capturados cerca de 200 escorpiões.

 

Os animais são encaminhados para o Lacen – Laboratório Central que fica em Goiânia e de lá vão para o Instituto Butantan em São Paulo, no local é retirado o veneno para fazer o soro antiescorpiônico. Os profissionais reforçam a importância da população eliminar as baratas, os entulhos e materiais de construção em casa e nos terrenos baldios. Iniciativas que podem fazer toda a diferença. Contato: Superintendência de Endemias/Zoonoses: 3433 0497.

Fonte: Prefeitura de Itumbiara.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img