sexta-feira - 26/04/2024

Economia de energia em prédios públicos em Itumbiara é debatida entre Prefeitura e IFG

O prefeito Dione Araújo participou de uma reunião com a direção e professores do câmpus Itumbiara do IFG, o Instituto Federal de Goiás. A diretora geral Aline Silva Barroso e os professores Marcelo Escobar de Oliveira, Gunther Monteiro de Paula Guirado, Blyeny Hatalita Pereira Alves e Jucélio Costa de Araújo falaram sobre a estrutura do câmpus, as ações já realizadas em parceria com a Prefeitura e os possíveis projetos com o município.

Um dos projetos é relacionado à economia de energia elétrica nos prédios da Prefeitura. O professor Gunther de Paula falou sobre as pesquisas com fontes renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Já o professor Marcelo Escobar lembrou que foi feita uma pesquisa sobre os gastos com luz em prédios públicos municipais, na gestão anterior. E foi constatado que poderia se evitar desperdícios, com uma melhor negociação com a concessionária em Goiás, a empresa Enel, e mudanças de comportamento dos servidores, como apagar as lâmpadas e desligar o ar condicionado e outros equipamentos quando terminar o turno de trabalho. Essas ações gerariam uma economia, em alguns prédios, de mais R$ 20 mil por mês.

Dione Araújo explicou que, na atual gestão, já estão sendo feitos esforços para reduzir os gastos com energia elétrica na Prefeitura. E se colocou à disposição da equipe do IFG para uma possível parceria.

Reunião aconteceu no IFG – Câmpus Itumbiara, e contou com a presença do prefeito Dione Araújo, direção e professores. Fotos: Decom/Reprodução

O outro assunto é uma reivindicação, feita pelo professor Jucélio Costa, para reforço na sinalização, como um quebra-molas elevado, em frente à sede do IFG. Segundo ele, nos horários de entrada e saída de alunos, quando as aulas eram presenciais, havia grande fluxo de pedestres e de veículos passando em alta velocidade. E já aconteceram acidentes e até mortes no local. O prefeito Dione Araújo encaminhou a reivindicação à Diretoria de Trânsito, que vai manter contato com a direção do IFG para resolver esta questão.

Mais uma reivindicação, feita pela diretora Aline Barroso, é de um ônibus do transporte coletivo passando pelo IFG. O prefeito anotou a reivindicação e disse que o transporte público em Itumbiara está sendo reestruturado. E informou que essa reestruturação será apresentada brevemente.

Dione Araújo foi acompanhado, na reunião, por dois profissionais da Secretaria Municipal da Educação, Juliano Guerra Rocha e Cristina de Oliveira Resende.

Texto e Fotos: Decom

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img