sexta-feira - 26/04/2024

Dione Araújo pode ser confirmado nesta semana na presidência da CODEGO

O empresário Dione José Araújo pode ser anunciado nesta semana como presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (CODEGO). A estatal é responsável pela administração dos distritos agroindustriais do Estado e indutora do crescimento econômico, inclusive com execução de obras públicas na área de infraestrutura.  No último sábado, 12, o jornal O Popular publicou uma reportagem sobre a indicação de novos membros do governo, colocando o representante de Itumbiara como escolhido pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) para presidir a CODEGO. A confirmação deve sair nesta semana. Ainda no sábado, o deputado estadual Álvaro Guimarães (DEM) declarou que Dione foi o nome indicado e escolhido por Ronaldo Caiado. Em viagem a São Paulo, Dione não foi localizado para confirmar a indicação, mas segundo Álvaro, o martelo será batido ainda nesta semana.

A companhia deve passar por mudanças. É pretensão do novo governo que ele assuma as funções executadas atualmente pela Goiás Parcerias e GoiasFomento, que atuam nas Parcerias Públicos Privadas e microfinanciamento. A estatal foi alvo de várias denúncias no governo passado, que resultaram inclusive na prisão de seu ex-presidente, Júlio Vaz, suspeito de várias irregularidades na gestão da companhia.

Natural de Itumbiara, Dione José Araújo é empresário com atuação em vários segmentos, como varejo, entretenimento e agropecuário. É fundador, ao lado de seu sócio Cairo Garcia, da rede de lojas Famóveis, que possui 14 unidades em Goiás e Minas Gerais, além do Cine Plaza, Residencial D’Lourdes e outros empreendimentos. Dione foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itumbiara por dois mandatos consecutivos e do Sindicato do Comércio Varejista de Itumbiara (Sindilojas).

No campo político, Dione foi candidato a prefeito de Itumbiara em 2004, quando recebeu 33% dos votos, pelo PSB. No seguinte, filiou no PFL, hoje DEM. Amigo pessoal de Ronaldo Caiado, deixou de ser candidato a deputado estadual em 2006, numa eleição considerada por muitos como certa, para atender um apelo de Caiado e do partido e disputou mandato de senador, fortalecendo a chapa democrata, recebendo cerca de 27 mil votos.

Em 2010, fez outro sacrifício para o partido. Não havia preparado para disputar eleição, mas atendeu apelo de Caiado e foi lançado de última hora para disputar mandato de deputado estadual, fazendo dobradinha com Caiado em Itumbiara e região. Dione recebeu mais de 5 mil votos, não foi eleito, mas garantiu boa votação para reeleger Ronaldo Caiado deputado federal. Apoiou Ronaldo Caiado para senador em 2014 e foi o coordenador de sua campanha em Itumbiara neste ano ao governo de Goiás, atuando também em municípios vizinhos.  Em 2018, articulou para que o deputado estadual Álvaro Guimarães filiasse no DEM e trabalhou na sua reeleição. Ajudou também nas campanhas do senador Wilder Morais (DEM), de Jorge Kajuru (PRP) e do deputado federal Alcides Rodrigues (PRP), que fez dobradinha com Álvaro em Itumbiara.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img