Representante oficial do governador Ronaldo Caiado (DEM) na Aula Magna do curso de Medicina da UEG, no último dia 21, no Câmpus Itumbiara, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (CODEGO), Dione José Araújo, destacou o potencial do município, que foi escolhido para abrigar a primeira turma de Medicina da UEG. No evento, houve ainda a entrega dos jalecos aos 23 alunos.
Em nome do governador, Dione falou do desafio na manutenção do curso de medicina e que Ronaldo Caiado, como médico, valoriza a saúde e educação e está muito feliz que Itumbiara receba o primeiro curso de medicina da UEG. “A universidade oferece educação pública, gratuita e de qualidade e vamos trabalhar para estruturar esse curso, que é um desafio grande, mas que representa um sonho de nossa cidade que está se materializando agora neste governo. Traga um abraço do governador Ronaldo Caiado à direção da UEG, professores, pessoal administrativo e alunos e à Itumbiara e região, pelo potencial que esse curso representa”, afirmou.
Construção coletiva
Em entrevista ao Plural Notícias, Dione Araújo emendou o discurso do reitor da UEG, que falou sobre o nascimento da universidade na década de 60, abertura de novos cursos nas décadas de 80 e 90 e criação da marca UEG na década de 90. Ele lembrou que a UEG veio para Itumbiara em 1999, quando o ex-prefeito Luiz Moura era deputado estadual, ampliou os cursos no mandato de Luiz Moura como prefeito e depois com o ex-prefeito Zé Gomes, que construiu a sede própria da universidade, em parceria com o Estado e trouxe novos cursos. A consolidação da UEG teve continuidade com o ex-prefeito Chico Balla e agora com seu sucessor, Zé Antônio, com início da primeira turma de Medicina. “Todos contribuíram e tiveram papel importante na história da UEG e o governador Ronaldo Caiado, que é médico, e tem na saúde e educação, dois grandes pilares de seu governo, também deixa sua marca na UEG, consolidando este curso tão sonhando pela comunidade itumbiarense e de toda região”, afirmou o presidente da CODEGO. Ele ressalta que a estrutura e manutenção do curso de Medicina é um grande desafio para o governo, mas ressaltou que a UEG tem autonomia e independência, inclusive financeira, pois parte da receita do Estado é vinculada à universidade, por lei.
Itumbiara
Como representante oficial do governador Ronaldo Caiado no evento, Dione Araújo falou também sobre o trabalho que desenvolverá na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás. “Ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, ex-senador Wilder Morais, já estamos trabalhando para trazer indústrias e novos investimentos para Goiás, algumas delas em fase adiantada de negociação”, declarou. Dione garantiu que irá canalizar sua amizade e proximidade com o governador e secretários para ajudar Itumbiara junto ao governo. “Vamos trabalhar para trazer benefícios para Itumbiara. Vou me esforçar ao máximo para isso e não medirei esforços para ajudar minha cidade. Não estou falando de futuro, estamos trabalhando para que isso aconteça agora, no presente, o mais rápido que for possível”, declarou.
Para Dione, Itumbiara precisa resgatar sua força econômica, recuperar posições na economia estadual e para tanto defende união política e muito trabalho. “Todos queremos uma Itumbiara melhor, maior, segura e desenvolvida e vamos trabalhar para isso”.
Estado
O presidente da CODEGO lamentou a situação financeira que o governador Ronaldo Caiado recebeu o Estado, com R$ 3,9 bilhões em dívidas, o que tem inviabilizado muitos projetos neste início de gestão. Ele projeta que Caiado precisará de tempo para arrumar a Casa, pagar as dívidas e quitar a folha de dezembro com funcionalismo. Mas com as medidas de austeridade, corte e controle de gastos e fechamento dos gargalos e corrupção, em breve o Estado terá condições de retomar os investimentos.
“O governador Ronaldo Caiado tem um carinho enorme por Itumbiara e vai retribuir no momento certo a votação obtida na cidade e atenderá as demandas levadas por seus representantes. Precisamos ter paciência porque a situação financeira do Estado é crítica, não há maquiagem nos números, Caiado vem fazendo tudo com muita transparência”. Dione disse que algumas prioridades já foram apresentadas ao governador, entre elas, a recuperação da Av. Modesto de Carvalho, que é um trecho da GO-309, cuja obra foi lançada no mandato passado, com a promessa de utilizar recursos da venda da CELG, mas acabou sendo apenas uma promessa eleitoreira. A pavimentação da rodovia entre Itumbiara e Cachoeira Dourada é outra demanda, bem como a construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), entre outros pedidos.
Para tanto, Dione Araújo disse que Ronaldo Caiado irá governar e ouvir as lideranças políticas de Itumbiara, representantes do Executivo, Legislativo, deputado estadual Álvaro Guimarães e toda sociedade organizada para formalizar as parcerias necessárias para atender as demandas do município, com apoio do governo de Goiás.