sexta-feira - 26/04/2024

Consultas ao Goiás Transparente aumentam 46% no primeiro quadrimestre

Levantamento realizado pela Gerência de Prevenção à Corrupção, Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do Estado (CGE) aponta que neste primeiro quadrimestre de 2019 a procura por informações no site Goiás Transparente aumentou 46% em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a abril de 2019 foram computados 263.082 acessos ao site da Transparência, enquanto que no mesmo período de 2018 foram registrados 180.206 acessos.

Somente em janeiro deste ano, o sistema registrou 79.866 acessos, em contraposição aos 48.044 registrados em janeiro do ano passado, o que, em termos porcentuais, representa um crescimento de 66%. Quando se analisa os meses de janeiro dos anos anteriores, o índice fica cada vez maior: 2017 (42.110 acessos); 2016 (24.248); 2015 (14.431); 2014 (9.717) e 2013 (7.938).

Na opinião da gerente de prevenção à Corrupção, Transparência e Controle Social da CGE, Vânia Cristina Gonçalves da Silva, os números demonstram que a sociedade, com o passar do tempo, “tem absorvido cada vez mais a ideia da transparência como ferramenta de controle social e de fiscalização dos gastos públicos. E tem feito uso desse instrumento, mesmo que ainda de forma insipiente”, avalia.

A transparência das contas públicas de Goiás integra o plano de governo de Ronaldo Caiado, que lançou neste mês, por meio da CGE, o projeto Goiás mais Transparente, com o objetivo de fomentar a publicação das informações nos sites dos órgãos do Estado e é uma das ações do Programa de Compliance Público do Poder Executivo. Por meio do Goiás mais Transparente, o Estado deve ser um dos primeiros do País a avaliar tanto os dados da transparência ativa (dados colocados nos sites) quanto da transparência passiva (qualidade das respostas às solicitações por meio da LAI). O foco é facilitar o acesso dos cidadãos às informações da administração pública estadual.

Ranking

Entre os assuntos mais procurados pelos internautas no site da Transparência, destacam-se as páginas com informações de pessoal (remuneração dos servidores públicos) e de empenhos e pagamentos. “O interesse em saber informações sobre a remuneração dos servidores públicos é o assunto que gera mais acessos, correspondendo em 2018 a 1,1 milhão de acessos. Em seguida temos o acesso à página principal, com 539 mil, e a empenhos e pagamentos, com 99 mil acessos”, informa a gerente. “O acesso à página principal é aquele em que o cidadão entra na página da Transparência mas não faz nenhuma consulta objetiva”, complementa.

Novo portal

Embora o Portal da Transparência do Governo de Goiás esteja 100% adequado à legislação vigente e seu uso pela população tenha aumentado, Vânia Cristina afirma que um novo modelo de portal está em desenvolvimento pela equipe da Controladoria-Geral do Estado. “Mesmo que o modelo atual atenda à legislação, consideramos que ele ainda é muito técnico”, afirma.

O objetivo da CGE é que o novo portal seja mais intuitivo, com uma linguagem e um sistema de pesquisa mais próximo do cidadão. “São mudanças na concepção, voltadas à sociedade e trabalhamos para que entre no ar ainda esse ano”, pontua a gerente.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img