sábado - 18/05/2024

Conquistas do Sintego Regional Itumbiara nos últimos 10 anos

Com abrangência territorial nos municípios de Itumbiara, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada e Bom Jesus, Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego Regional Itumbiara) é um dos mais atuantes no Estado. Atuando forte na organização dos trabalhadores, na defesa dos interesses da categoria, luta pelos direitos e valorização profissional e salarial, o Sintego completou recentemente 10 anos de gestão sob a liderança da professora Dulcinéia Pereira Silva.

“Nossa missão é defender os direitos dos trabalhadores em educação de Goiás e lutar pela valorização da carreira do professor e dos administrativos e pela melhoria da qualidade do ensino público para todos. Nestes 10 anos, transformamos o Sintego numa entidade forte e organizada, com um grande número de serviços prestados”, avalia Dulcinéia.

Assessoria Jurídica
Uma das grandes conquistas foi a estruturação da Assessoria Jurídica. O atendimento é feito dentro do próprio sindicato, com uma equipe forte e qualificada para auxiliar os sindicalizados nas demandas.

Patrimônio
Além de contar com sede no Edifício Executivo, o Sintego adquiriu dois terrenos no Bairro Paranaíba, próximo ao CAIS, onde será construída a nova sede do Sindicato, com mais espaço e conforto. Os imóveis estão avaliados em R$ 480 mil e foram adquiridos com recursos da contribuição dos sindicalizados.

Terrenos adquiridos pelo Sintego no Bairro Paranaíba para construção da nova sede —Foto: Divulgação/Reprodução

Gestão Colegiada
A direção do Sintego conta com 21 membros. Dulcinéia atuou para garantir a representação de todas as categorias: professores, merendeiras, auxiliares de CMEI, auxiliares de secretária, aposentados e pessoal administrativo, todos com assento e voz na Diretoria Executiva.

Diversidade
Desde 2012, a Regional Itumbiara realiza o movimento Abraço Negro. O trabalho de respeito à diversidade, valorização das etnias e raças, é reconhecido em todo Estado e realizado nas escolas. Uma das conquistas foi o apoio à criação da associação quilombola Córrego do Inhambu, em Cachoeira Dourada.

Sintego Itinerante
Foi criado em 2011 o Sintego Itinerante, levando a estrutura e serviços dos sindicato para dentro das escolas, conversando com os sindicalizados, esclarecendo dúvidas, recadastramento, convênios e serviços oferecidos. Foi realizado em várias escolas em todas as cidades da Regional.

Encontro
Em 2014 foi realizado o grande encontro dos aposentados da regional. A iniciativa buscou valorizar os servidores inativos. “Foi uma festa maravilhosa. O que o Sintego é hoje devemos aos servidores que hoje estão na aposentadoria”, afirma Dulcinéia.

Bandeiras
O Sintego realizou mobilização permanente na luta contra a Reforma da Previdência, visando mitigar seus efeitos nos municípios, evitando a perda de direitos dos trabalhadores.

Atua forte para garantir o cumprimento da Lei do Piso e através de argumentação e diálogo, conseguiu a reposição das perdas salariais em alguns municípios, pois entende que interpretação da Lei Complementar 173/2020 é equivocada. O sindicato conseguiu a reposição para todos servidores administrativos, mas em relação aos professores, apenas Buriti Alegre concedeu os 4,52%.

A criação de Planos de Cargos e Salários (PCSs) para servidores administrativos é uma luta permanente. O sindicato discute o tema há vários anos e avançou na aprovação para os servidores de Cachoeira Dourada e busca sua implementação nos demais municípios.

Em Cachoeira Dourada, o Sintego reuniu farta documentação e conseguiu comprovar, em 2012, que houve desvio dos recursos do Fundeb. O material serviou de base para CPI na Câmara Municipal, sendo que o então gestor foi afastado do cargo.

Em 2015, na implantação das escolas de tempo integral, o Sintego atuou forte para garantir a estrutura mínima para as escolas, como salas de aula, refeitórios, banheiros, vestiários e oficinas, para que os alunos e profissionais tivessem condições de trabalho e permanência na escola.

“Atuamos de forma permanente na formação política-sindical dos dirigentes, na luta para manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores em educação, para impedir retrocessos, estrutura e formação administrativa, além de diálogo permanente em fóruns, discussões e junto aos agentes políticos do município e Estado em defesa dos trabalhadores e por uma educação pública, gratuita e de qualidade para nossa população. Esse é o papel do Sintego”, afirma Dulcinéia Pereira.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img