sexta-feira - 26/04/2024

Com Procissão do Fogaréu, cidade de Goiás retoma programação presencial da Semana Santa

A cidade de Goiás volta a realizar a tradicional Semana Santa após dois anos sem atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19. Na programação, novenas, missas, via sacra e a Procissão do Fogaréu, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás, atraem milhares de turistas do mundo todo.

Trazida pelos portugueses, a celebração cristã recorda os últimos dias de vida de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição, e é realizada em Goiás há 277 anos. As atividades começaram neste domingo (10/04), com a Missa de Ramos, e seguem até o Domingo de Páscoa (17/04).

Neste ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult GO), repassou R$ 260 mil para a realização da celebração, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, com o abatimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas. Neste caso, foi a novomundo.com que captou o projeto e converterá seu ICMS em investimento para a celebração.

Foto: Júnior Guimarães

“Depois que recebemos a equipe da cidade de Goiás, disponibilizamos o recurso em 15 dias e ele já está disponível na conta da prefeitura da cidade. O governador Ronaldo Caiado determinou que nós realizássemos o pagamento antes do evento começar e, assim, garantimos que todos os fornecedores e artistas da celebração recebam em dia, o que movimenta também a economia local, além de reforçar e reconhecer a importância dessa festa e desses trabalhadores da Cultura”, declarou o secretário de Estado da Cultura, César Moura.

A programação tem o seu ápice na Procissão do Fogaréu, que começa nos primeiros minutos da quinta-feira santa (14/04), e encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo. Ela foi introduzida no Estado pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, inspirado em celebrações que remontam à Idade Média.

Os farricocos representam os soldados romanos e, com as luzes da cidade apagadas, eles andam descalços pelas ruas de Goiás segurando tochas. Com vestes longas e capuzes pontiagudos, esses personagens foram inspirados nos penitentes do século XV, que podiam pagar seus pecados sem precisar revelar sua identidade.

Recomendações
A prefeitura da cidade liberou os moradores e visitantes da cidade de usar máscaras de proteção facial por meio de decreto publicado na última quarta-feira (06/04). No entanto, a organização orienta que todos os participantes usem o acessório, higienizem as mãos com álcool e mantenham o distanciamento de ao menos um metro entre si.

Imprensa
Os veículos de comunicação interessados na cobertura da Semana Santa de 2022 precisam solicitar o credenciamento dos profissionais até esta terça-feira (12/04), por meio do formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScskkYosEsO8WXKseLzjUCVN3sXBdoU95g8zjCljd3PAvqicA/viewform.

Jornalistas, cineastas, assessores(as) de imprensa e influenciadores(as) digitais credenciados terão acesso a um Kit-imprensa, contendo bolsa, pen-drive, bloco de notas com canetas, álcool em gel, a programação completa, manual e protocolos de segurança para a imprensa, uma camiseta e um crachá de acesso às atividades da Semana Santa 2022 (lugares de acesso liberado com credenciais/autoridades e imprensa). Além disso, terão acesso ao Auditório André Xavier Mundim, na Prefeitura de Goiás, que disponibilizará acesso à internet, mesa, cadeira, água, café, chá, banheiros, chroma Key e iluminação de led.

Programação Semana Santa em Goiás

11 de abril – Segunda-Feira Santa
19h – Missa, Unção dos Enfermos e Bênção da Saúde no Santuário de Nossa Senhora do Rosário.

12 de abril – Terça-Feira Santa
7h30 – Caminhada pela Paz. PENSAR PELA PAZ. Início no Quartel do XX e término no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
19h – Missa, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.

13 de abril – Quarta-Feira Santa
8h30 – Abertura da Exposição Fotográfica: CULTURA E DEVOÇÃO, EXPRESSÃO DE FÉ e Lançamento do Programa “Nossa Gente, Nosso Patrimônio” em homenagem à Semana Santa, no Auditório André Xavier Mundim – Prefeitura Municipal de Goiás.
17h – Fogaréuzinho. Início em frente ao Museu das Bandeiras.
20h30 – Auto da Paixão “Memórias de uma Via Sacra”, na Calçada da Praça do Coreto para o Largo do Palácio Conde dos Arcos.
23h59 – Procissão do Fogaréu, início em frente ao Museu de Artes Sacras da Boa Morte.

14 de abril – Quinta-Feira Santa: Lava-pés e Ceia do Senhor
19h – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h, na Catedral de Sant’ Ana.
19h – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
19h – Missa do Lava-pés e da Santa Ceia do Senhor, na Igreja Santa Rita de Cássia.
23h – Procissão dos Penitentes, início em frente à Igreja São Francisco de Paula.

15 de abril – SEXTA-Feira Santa: Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo
5h – Via Sacra, início na Capela Nossa Senhora Aparecida (Setor Aeroporto) até a Igreja Santa Rita de Cássia.
6h30 – Via Sacra (caminhada) da Catedral de Sant’ Ana ao Morro do Cruzeiro.
10h – Canto do Perdão (masculino) da Igreja Nossa Senhora D’ Abadia, excepcionalmente esse ano, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
11h às 15h – Confissão Individual na Catedral de Sant´Ana.
14h – Canto do Perdão, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
15h – Celebração da Paixão do Senhor – Adoração da Santa Cruz, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
15h – Celebração da Paixão do Senhor – Adoração da Santa Cruz, na Catedral de Sant´Ana.
15h – Beijo na Cruz, na Igreja Santa Rita de Cássia.
18h – Canto do Perdão (feminino), na Igreja São Francisco de Paula.
20h – Cerimônia da Dramatização do Descendimento da Cruz, no Largo do Chafariz, em seguida Procissão do Senhor Morto.

16 de abril – SÁBADO de Páscoa – Ressurreição do Senhor
7h às 15h – Veneração da Imagem do Senhor Morto, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
7h – Caminhada à Serra Dourada, em preparação à Páscoa. Início em frente à Prefeitura de Goiás – Praça da Bandeira, Centro.
19h – Vigília Pascal, na Igreja Santa Rita de Cássia.
20h – Vigília Pascal, seguida de Procissão da Ressurreição na Catedral de Sant’ Ana.
20h – Vigília Pascal, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.

17 de abril – Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor
8h – Missa da Ressurreição, na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Setor Aeroporto.
8h – Missa da Ressurreição, no Santuário Nossa Senhora do Rosário.
8h – Missa da Ressurreição, na Igreja Santa Rita de Cássia.
9h – Missa da Ressurreição, na Catedral de Sant’ Ana.
11h – Missa, na Chácara Paraíso.
19h – Missa da Ressurreição, na Catedral de Sant’ Ana.
19h – Missa da Ressurreição, na Igreja Santa Rita de Cássia.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img