domingo - 21/04/2024

Com 106 mil habitantes, Itumbiara já registra 88.330 veículos cadastrados

Com uma população estimada em 106.845 pessoas, Itumbiara tem uma das maiores frotas proporcionais do País, com 88.330 veículos. O ritmo de crescimento na frota supera o número de nascimentos e em alguns anos, a cidade terá mais veículos que pessoas. Somente no ano passado, foram acrescidos à frota 2.345 novos veículos.

Os automóveis são o maior número, com 40.304, mas as duas rodas não ficam atrás. Somando o número motocicletas (16.659), motonetas (9.370) e ciclomotores (1.417), são mais de 27 mil veículos motorizados de duas rodas em circulação na cidade.

Foto: Reprodução

Outro destaque em Itumbiara é o alto número de caminhonetes (8.090) e camionetas (1.940). Os veículos de carga são 2.079 (caminhão) e 1.933 (caminhão trator).

A paixão do itumbiarense por veículos de tração a motor reflete na economia da cidade, com grande número de concessionárias de veículos e garagens, além de uma grande rede de prestação de serviços, como oficinas, postos de combustíveis, lavajatos e lojas de pneus, peças e acessórios.

Ainda no aspecto econômico, há uma grande arrecadação de impostos, como o IPVA e um aquecido mercado de seguros, resultando numa grande geração de empregos. Mas há também aspectos negativos. Itumbiara registra um elevado número de acidentes de trânsito e existem muitos gargalos no trânsito e mobilidade urbana.

O transporte público ainda é deficiente, mas a Prefeitura acaba de adquirir sete ônibus e anuncia que vai operar o sistema de transporte, prometendo um serviço mais eficiente e barato para a população.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img