quinta-feira - 18/04/2024

Caiado entrega IML de Luziânia e garante mais cidadania no atendimento às cidades do Entorno

Mais de R$ 5,3 milhões foram investidos na unidade, que é terceira maior regional em número de atendimentos no Estado, e absorve demandas de diversas cidades do Entorno do Distrito Federal

O governador Ronaldo Caiado fez a entrega das obras de reforma e ampliação do prédio da 14ª Coordenação Regional de Polícia Técnico-Científica do Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia nesta segunda-feira (03/02). A reformulação da unidade – que em gestões passadas era notícia pela falta de salas para acomodar cadáveres, que chegavam a ficar expostos a céu aberto – garante cidadania aos moradores do Entorno do Distrito Federal, ao prestar serviços com mais qualidade, respeito e eficiência.

“Precisamos melhorar ainda mais o investimento nas regiões mais carentes para dar cidadania às pessoas. É isso que estamos fazendo aqui, inaugurando um IML na cidade mais antiga e populosa do Entorno, que é Luziânia”, pontuou Caiado. Ao lado da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, o governador reafirmou a atenção especial que o Governo de Goiás tem dado às regiões mais vulneráveis do Estado, citando o Entorno, Nordeste goiano, além de partes do Norte e do Oeste goiano.

Foram investidos mais de R$ 5,3 milhões na reforma do IML de Luziânia, que é a terceira maior regional em número de atendimentos no Estado. O recurso veio de emenda parlamentar do deputado federal João Campos, com contrapartida do Governo de Goiás. Com a ampliação e a atuação de quase 60 servidores da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) – entre médicos, peritos e auxiliares, a unidade de Luziânia passa a atender também os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Novo Gama e Valparaíso de Goiás.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rodney Miranda, destacou a importância do IML para as cidades do Entorno do Distrito Federal. “É uma obra fundamental para a região e está dentro do plano determinado pelo governador de valorização, atendimento e empenho das demandas do Entorno”, disse. Além disso, Rodney Miranda anunciou que em breve será inaugurado o IML de Águas Lindas, que está em obras, e também o de Formosa, próxima unidade a ser reformada.

Na previsão de entregas para o Entorno estão ainda, pontuou o secretário, duas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) nas cidades de Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Rodney também destacou que todos esses investimentos foram possíveis graças à parceria de deputados estaduais e federais, que destinaram emendas para a região. “São boas notícias, resgatando um ‘buraco de atendimento’ que a região do Entorno tinha nos governos que passaram”, afirmou.

Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto falou da alegria em ver a obra sendo entregue à população e enfatizou o empenho da atual gestão para que a unidade pudesse ser rapidamente inaugurada. “Quero testemunhar o cuidado e a importância que o senhor governador e sua equipe dão para o Entorno. Testemunho que é uma cobrança diária, uma atenção redobrada para cidades, para região do Entorno, que o governador, dona Gracinha e o secretário de Segurança têm dado”, salientou. Ele lembrou que a obra, iniciada em 2017, foi paralisada pela gestão passada, mas que o governador Ronaldo Caiado, ao assumir, transformou o IML de Luziânia em prioridade.

O deputado federal João Campos afirmou em seu discurso que a luta por emendas parlamentares foi uma questão de sensibilidade. “Gente é gente, a gente é humano. E isso, é claro que mexe conosco. Coloquei tudo aqui, a meu ver, governador, muito mais em razão desse sentimento de humanidade do que uma questão eleitoral”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, a obra foi um compromisso com a Segurança Pública de Goiás. “Tenho compromisso com todo Estado, mas, de certa forma, tenho um compromisso diferenciado com a área de segurança. Hoje tenho o prazer em estar ao lado do governador e do secretário para inaugurar essa obra e fazer entrega de outros bens, inclusive para a polícia militar, que é resultado de emendas minhas e da bancada”, afirmou.

Sobre o IML de Luziânia
A nova unidade do IML possui 25 peritos criminais, incluindo o coordenador, 18 médicos legistas, oito auxiliares de autópsia, sendo um destinado à seção de amostras biológicas, 15 motoristas, 12 técnicos administrativos e seis papiloscopistas. O Instituto conta com laboratórios que serão responsáveis pela realização de exames definitivos de drogas, para que esse material não necessite ser encaminhado a Goiânia para análise e para exames de confronto microbalístico de regionais próximas a Luziânia.

Participaram do evento a vice-prefeita Edna Aparecida Alves; os secretários de Estado Rodney Miranda (Segurança Pública), Marcos Silva (Comunicação) e Fábio Cammarota (Geral da Governadoria); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Lemos; o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Wellington de Urzêda Mota; o deputado federal João Campos; os deputados estaduais Wilde Cambão, Diego Sorgatto e Tião Caroço.

Estavam presentes ainda o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egerto; o coordenador da 14ª regional da Polícia Técnico-Científica, Fernando Lerbak; o diretor do departamento da Polícia Técnico-Científica do Distrito Federal, Raimundo Cleverlande; o promotor de Justiça Julimar Alexandro da Silva; o suplente de Senador Eládio Carneiro; os vereadores Felipe do Mandú, Zé Maria, Everaldo Meireles, Gleide Ribeiro, Aldenor Júnior, Lucas Brito, Boaz, Serginho, Dioscler, Valdirene, Luzia Diretora, Professor Rubão e Zé Paulo; o delegado regional Rafael Abreu; além do comandantes do 5º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Costa, e do 4º Comando Regional Bombeiro Militar, coronel Adival.

Fotos: Junior Guimarães
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img