quinta-feira - 18/04/2024

Caiado e Gracinha lançam Plataforma do Voluntariado da OVG com presença de Michelle Bolsonaro

Primeira-dama da República esteve em Goiânia no evento que celebrou ainda os 72 anos da entidade. Ao lado de Lincoln Tejota, Caiado reiterou convite à população para se engajar na recuperação do Estado: “Não acredito em governo que trabalha sozinho”

Unir quem quer ajudar a quem precisa ser ajudado. Para fortalecer a cultura do voluntariado em Goiás e facilitar o acesso de quem tem interesse em contribuir com os programas sociais do Governo de Goiás, o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, e o vice-governador Lincoln Tejota lançaram oficialmente a Plataforma do Voluntariado nesta quarta-feira (30/10).

Em discurso, Caidado destacou a importância fulcral da população se engajar nesse momento de recuperação do Estado. “Não acredito em governo que trabalha sozinho. Precisamos ter a população ao nosso lado”, afirmou. O governador tem buscado despertar nos goianos sentimentos de união, solidariedade e companheirismo. “O Estado não pode enfrentar todos os problemas se não tiver o apoio dos servidores públicos e dos cidadãos”, completou.

A Plataforma do Voluntariado está disponível no site da OVG (www.ovg.org.br/voluntariado) e integra o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e coordenado pela primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, que compareceu ao lançamento em Goiânia. Michelle não resistiu ao ritmo e encanto das meninas do projeto Arte e Inclusão e, ao lado de Gracinha, participou da apresentação de catira.

Michelle Bolsonaro destacou que a mobilização da sociedade, por meio do voluntariado, permite que relações de confiança sejam estabelecidas entre os cidadãos, o que amplia ainda mais a proteção das famílias em todos os níveis. “O chamado voluntário é um chamado no meu coração. Ao lado dos conselheiros do Pátria Voluntária, tenho trabalhado em prol da população vulnerável. Ao fortalecer o voluntariado, podemos implementar ações verdadeiramente transformadoras para o nosso Brasil”, assegurou.

“Com muita honra, digo que Goiás foi o primeiro Estado a fazer essa parceria com o programa Pátria Voluntária. Vamos trabalhar juntos e levar a quem precisa a mão do Estado e do País”, declarou Gracinha, que contou: todos os estados estão convidados a integrar essa parceria, cuja missão é fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente as mais carentes. Em Goiás, essas famílias já têm recebido, desde janeiro, atenção especial do Grupo Técnico Social de Goiás, presidido por Gracinha, com trabalhos realizados de forma integrada pelas secretarias estaduais. “Nosso mandato tem prazo de validade. Caiado e eu só alcançaremos a vitória se, ao final dele, estarmos de cabeça erguida e soubermos que valeu a pena.”

Secretária de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia ressaltou que graças ao apoio na esfera federal, o Governo de Goiás tem conduzido vários projetos. Um exemplo é o Criança Feliz, em que as famílias têm crianças em situação de vulnerabilidade, principalmente crianças de 0 a 4 anos. “Nós temos também dirigido pelo Ministério da Cidadania a questão do socioeducativo, que é uma das prioridades do governador Caiado, que quer fazer dessa área uma referência nacional.”

Ferramenta digital
A Plataforma do Voluntariado reunirá informações sobre os programas desenvolvidos pela OVG, como o “Meninas de Luz” e o “Tecendo o Futuro”, além dos projetos das mais de 500 entidades sociais que atendem goianos de todas as regiões. A ferramenta digital permitirá ao voluntário contribuir de diversas maneiras, seja com doações financeiras, materiais e equipamentos específicos, ou mesmo com horas de trabalho.

De acordo com a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, a ferramenta digital facilitará o acesso a informações e servirá de ponte entre as pessoas que precisam de ajuda e aquelas que se dispõem a ajudar. “A plataforma vai mostrar o passo a passo de como apoiar as instituições, como obter informações sobre o voluntariado e como se capacitar para essas atividades. É um passo importantíssimo para resgatar o sentimento de solidariedade em nosso Estado”, explica.

Na Plataforma, a OVG irá divulgar cursos de capacitação e vagas oferecidas para os voluntários; realizar campanhas de arrecadação e doação para ajudar entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Empresas e entidades civis organizadas poderão adotar programas e pessoas atendidas pela Organização, ajudando a custear as atividades que a OVG desenvolve em suas unidades.

Com direito a bolo e “Parabéns para Você”, durante o evento também foi celebrado o aniversário de 72 anos da OVG. Criada em 1947 por um grupo de mulheres ligadas à igreja católica, a instituição passou a ter, na década de 1960, a primeira-dama do Estado como presidente.

Também estiveram presentes à solenidade o vice-governador Lincoln Tejota e sua esposa, a deputada estadual Priscilla Tejota; a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha; a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado; Kamila Vieira, esposa do presidente da Assembleia Legislativa; o defensor público geral do Estado, Domilson Rabelo; os deputados estaduais Charles Bento e Cairo Salim; os secretários de Estado Fábio Cammarota (Secretaria Geral da Governadoria), Rodney Miranda (Segurança Pública), Rafael Rahif (Esporte e Lazer), Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Edival Lourenço (Cultura), Valéria Torres (Comunicação) e tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar).

Participaram ainda o chefe de Gabinete de Gestão da Governadoria, Lyvio Luciano; os presidentes José Roberto Leão (Agência Brasil Central), José Essado (Agrodefesa), Marcos Cabral (Codego), Rivael Aguiar (Goiás Fomento), Gilvan Cândido (Goiasprev), Silvio Fernandes (Ipasgo), Denes Pereira (Iguego) e Vanusa Valadares (Ceasa); o chefe de gabinete da Governadoria, Paulo Vitor; além do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Hebert Batista; de prefeitos, prefeitas e primeiras-damas de municípios goianos.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img