sexta-feira - 19/04/2024

Caiado destaca a importância da valorização da cultura durante Cavalhadas de Palmeiras de Goiás

Ao chegar a Palmeiras de Goiás para a tradicional festa das Cavalhadas, o sentimento do governador Ronaldo Caiado era de gratidão pela vitória no primeiro turno das eleições e de compromisso com a cidade e com o Estado. “Aqui em Palmeiras, nós ganhamos no primeiro turno da eleição, e foi possível começar a trabalhar mais cedo e ver realmente esse desmonte todo que esse pessoal fez no governo. Somos extremamente tementes a Deus e tenho certeza que vamos recuperar, em curto espaço de tempo, esse Estado tão rico e tão importante, que é o Estado de Goiás”, afirmou.

O governador tem prestigiado o circuito das Cavalhadas 2019 e incentivado a preservação das manifestações culturais goianas. “Aqui é mantido aquilo que é importante, que é a nossa tradição, a nossa história, nós temos que valorizar cada um daqueles que indiscutivelmente preservam essa nossa cultura. Essa é uma festa compatível com uma tradição de mais de 100 anos”, destacou.

Em Palmeiras de Goiás, Caiado participou de um desfile pela cidade, acompanhado pelas porta-bandeiras, por crianças vestidas como pastorinhas e por autoridades locais. No Parque Agropecuário, onde ocorrem as tradicionais representações das lutas entre Mouros e Cristãos, o governador percorreu o circuito interno e cumprimentou o público montando o cavalo ornamentado para o intérprete do rei Mouro.

Por meio da Secretaria de Cultura o Governo de Goiás apoiou a festa com estrutura e Segurança Pública. “É uma honra enorme estar aqui hoje como governador do Estado e com toda infraestrutura que foi possível, também o apoio na área de Segurança Pública está sendo dado para que tudo ocorra na maior tranquilidade. É um momento importante para nós continuarmos com muito trabalho, muita seriedade e com muita responsabilidade”, lembrou.

Vando Vitor, prefeito de Palmeiras de Goiás, ressaltou o envolvimento da população com os preparativos para a festa que acontecem durante todo o ano e agradeceu o apoio do governador. “Nossa gratidão ao governador Ronaldo Caiado, a parte de cultura do governo também, que nos ajudou muito. E nós estamos muito felizes com esse apoio e com essa parceria. Quem ganha é a população. É o povo que é o nosso público-alvo”, declarou.

O secretário de cultura Edival Lourenço também destacou o envolvimento da comunidade em prol de um objetivo cultural e tradicional do Estado. “Em Palmeiras, as cavalhadas acontecem há 110 anos e ela dura o ano inteiro de preparação, quer dizer, milhares de pessoas estão envolvidas em um objetivo comum. Isso une a comunidade, isso firma a cultura, isso dá condições de se projetar as outras manifestações culturais com base nas tradições culturais que vem das raízes da população mais antiga”, enalteceu.

A edição 2019 das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás contou com três dias de duração e com uma programação que incluiu alvoradas, desfiles, carreiras e shows. Este ano, quase 2 mil pessoas da comunidade participaram da festa como mascarados.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img