domingo - 21/04/2024

Buriti Alegre surgiu em 1910 pela fé e devoção em Nossa Senhora D’Abadia

Buriti Alegre surgiu em 1910, quando, através de uma escritura pública, um terreno foi doado para a construção do patrimônio de Nossa Senhora D’Abadia por Ana Rita do Espírito Santo. Vindas de Tupaciguara, (MG), duas irmãs totalmente dedicadas às práticas religiosas, Maria Luiza e Maria Siliana, filha de Maria Teixeira, trouxeram uma imagem de Nossa Senhora D’Abadia e aqui iniciaram suas primeiras orações, o que deu origem ao Arraial de “Abadia de Buriti Alegre”, no terreno de Vicente Maneco.

Anualmente eram promovidas festas em louvor à Santa, que, com o passar do tempo, motivou a construção de numerosas casas em torno do pequeno templo. Situada em terras férteis, o local não demorou a formar o núcleo populacional. Os principais fundadores foram Leonel Antunes Maciel, Ana Rita do Espírito Santo e Vicente Maneco.

A primeira casa a ser construída foi a de um italiano chamado Marcos Fanty. Pela Lei Municipal de Santa Rita do Paranaíba nº 72 de 30 de junho de 1914, foi criado o Distrito de Abadia de Buriti Alegre, pela Lei Municipal nº 83 também de Santa Rita do Paranaíba, foi determinada a instalação do Distrito, que se deu no dia oito de março de 1915. Foi elevado à categoria de município por Lei Estadual no dia 24 de junho de 1920 e instalado no dia 24 de junho do mesmo ano, tomando posse o primeiro intendente Dimas Olímpio de Paiva.

Por Lei Estadual, foi elevado à categoria de cidade no dia 24 de junho de 1927. Também por Lei Estadual foi criada a Comarca no dia 24 de março de 1936.A origem do nome da cidade é devido à grande quantidade de palmeiras buritis existentes na região, tendo constantemente em suas folhas grande número de pássaros demonstrando enorme alegria. Daí o nome Buriti Alegre.

FILHOS ILUSTRES

Personalidades de diversas áreas do cenário goiano e nacional nasceram em Buriti Alegre, como artistas, escritores e políticos. Entre eles pode-se destacar o desembargador Gilberto Marques FIlho, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o ex-governador de Goiás Otávio Lage de Siqueira, o ex-deputado federal Jovair Arantes, o ex-tesoureiro nacional do PT Delúbio Soares, o deputado estadual e ex-prefeito de Goianésia Hélio de Sousa, o coronel J. Caetano Machado,  coronel da Guarda Nacional, Antônio de Lisboa Machado ex-deputado estadual e federal e ex-Procurador da República e ainda o cantor sertanejo José Ferreira, o Marrone, que faz dupla com Bruno.

PECUÁRIA

Forte criação de gado bovino com uma agricultura bastante diversificada, com destaque para milho, arroz, soja e café, Buriti Alegre tem na pecuária sua força na economia. Buriti Alegre está localizado na mesorregião do Sul goiano e microrregião do Meia Ponte, Vertente Goiana do Paranaíba, no sul do Estado, às margens da rodovia estadual GO-210. Possui apenas um povoado, chamado Corumbazul, localizado às margens do Lago das Brisas.

Buriti Alegre já teve um dos maiores rebanhos de gado zebu de todo o Brasil, nos anos 50. Hoje, apesar do cenário não ser o mesmo, a cidade ainda destaca-se em todo o sul goiano pela qualidade do gado. Estima-se que o número de reses gire em torno de 105 mil cabeças. A ecomomia da cidade advém justamente da pecuária.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img