sexta-feira - 19/04/2024

Buriti Alegre intensifica ações no combate à Covid-19

A Prefeitura de Buriti Alegre alerta a população para o aumento de casos de Covid-19 no município. O relato das autoridades é que os moradores não tem obedecido as regras básicas de prevenção e propagação do vírus e que muita gente ainda está sendo infectada e “agravando” o município em decorrência da doença.

De acordo com a secretária municipal de Saúde do município, Daysy Rosa, entre dezembro e fevereiro, o número de casos positivos mais que dobrou na cidade. “Já era esperado que o número de casos fossem aumentar após as festas de fim de ano. E, infelizmente, com esse aumento também tivemos mais óbitos”. ressaltou. O número de casos mortes subiu de 8 para 14 do início de dezembro até o fechamento desta matéria.

No último Decreto Municipal publicado no dia 19 de fevereiro, a Prefeitura assegurou a manutenção do município na Fase 2 (Laranja), definida pelo governo estadual, e prorrogou oregime de quarentena, além de definir normas de fiscalização mais rígidas voltadas ao enfrentamento e prevenção à pandemia.

Entre as principais mudanças decretadas pelaPrefeitura, foi a proibição de festas e eventos públicos e particulares, o fechamento dos bares às 0h com a capacidade máxima de 50% do público e com distanciamento. As feiras livres podem funcionar normalmente com proibição de consumo de alimentos no local. Os parques, clubes foram fechados e as academias e centros religiosos ficaram com a capacidade de 50%.

Para o prefeito da cidade, André Chaves, essas ações foram importantes para alertar a população que a pandemia não acabou e que se faz necessário atitude do poder público e consciência da população. “O que precisamos impedir é que avancemos para a fase vermelha que é de calamidade. Se for necessário vamos intensificar ainda mais os decretos. O importante é preservar vidas”, ponderou o prefeito.

As autoridades recomendam que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão, passar o álcool em gel quando for possível, evitar pegar em objetos e coisas que sejam de uso comum, como corrimão de escada, ou mesmo uma simples caneta, que deve ser de uso pessoal. Boletim Epidemiológico Segundo o último boletim divulgado no dia 24 de fevereiro, houve registro de 39 casos de covid-19 no município, nos últimos 30 dias e um aumento de 2 para 6 internações clínicas, além de dois novos óbitos. A Secretaria Municipal informou que “houve mais internações  clínicas neste período, mas as pessoas já se recuperaram da doença ou estão se recuperando em casa”.

Vacina
Até o momento, o município de Buriti Alegre recebeu 190 doses de vacina e todas já foram aplicadas, cumprindo o protocolo de vacinação dos grupos prioritários. A pasta ainda afirmou que não tem posicionamento oficial sobre o envio de nova leva, ou seja, se as doses não forem recebidas, o calendário de vacinação municipal poderá ser alterado.  Segundo a secretária de Saúde, as novas vacinas vão chegar conforme o calendário Estadual de vacinação. “Estamos usando todos os recursos que temos para que novas doses cheguem o quanto antes. Sabemos da ansiedade das pessoas em querer se vacinar logo, mas isso, infelizmente, não depende só do município”, explicou Daysy.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img