segunda-feira - 17/05/2021
spot_img

Buriti Alegre intensifica ações no combate à Covid-19

A Prefeitura de Buriti Alegre alerta a população para o aumento de casos de Covid-19 no município. O relato das autoridades é que os moradores não tem obedecido as regras básicas de prevenção e propagação do vírus e que muita gente ainda está sendo infectada e “agravando” o município em decorrência da doença.

De acordo com a secretária municipal de Saúde do município, Daysy Rosa, entre dezembro e fevereiro, o número de casos positivos mais que dobrou na cidade. “Já era esperado que o número de casos fossem aumentar após as festas de fim de ano. E, infelizmente, com esse aumento também tivemos mais óbitos”. ressaltou. O número de casos mortes subiu de 8 para 14 do início de dezembro até o fechamento desta matéria.

No último Decreto Municipal publicado no dia 19 de fevereiro, a Prefeitura assegurou a manutenção do município na Fase 2 (Laranja), definida pelo governo estadual, e prorrogou oregime de quarentena, além de definir normas de fiscalização mais rígidas voltadas ao enfrentamento e prevenção à pandemia.

Entre as principais mudanças decretadas pelaPrefeitura, foi a proibição de festas e eventos públicos e particulares, o fechamento dos bares às 0h com a capacidade máxima de 50% do público e com distanciamento. As feiras livres podem funcionar normalmente com proibição de consumo de alimentos no local. Os parques, clubes foram fechados e as academias e centros religiosos ficaram com a capacidade de 50%.

Para o prefeito da cidade, André Chaves, essas ações foram importantes para alertar a população que a pandemia não acabou e que se faz necessário atitude do poder público e consciência da população. “O que precisamos impedir é que avancemos para a fase vermelha que é de calamidade. Se for necessário vamos intensificar ainda mais os decretos. O importante é preservar vidas”, ponderou o prefeito.

As autoridades recomendam que as pessoas lavem as mãos regularmente com água e sabão, passar o álcool em gel quando for possível, evitar pegar em objetos e coisas que sejam de uso comum, como corrimão de escada, ou mesmo uma simples caneta, que deve ser de uso pessoal. Boletim Epidemiológico Segundo o último boletim divulgado no dia 24 de fevereiro, houve registro de 39 casos de covid-19 no município, nos últimos 30 dias e um aumento de 2 para 6 internações clínicas, além de dois novos óbitos. A Secretaria Municipal informou que “houve mais internações  clínicas neste período, mas as pessoas já se recuperaram da doença ou estão se recuperando em casa”.

Vacina
Até o momento, o município de Buriti Alegre recebeu 190 doses de vacina e todas já foram aplicadas, cumprindo o protocolo de vacinação dos grupos prioritários. A pasta ainda afirmou que não tem posicionamento oficial sobre o envio de nova leva, ou seja, se as doses não forem recebidas, o calendário de vacinação municipal poderá ser alterado.  Segundo a secretária de Saúde, as novas vacinas vão chegar conforme o calendário Estadual de vacinação. “Estamos usando todos os recursos que temos para que novas doses cheguem o quanto antes. Sabemos da ansiedade das pessoas em querer se vacinar logo, mas isso, infelizmente, não depende só do município”, explicou Daysy.

VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES

2,820FansLike
1,019FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

PUBLICIDADE

spot_img
spot_img
spot_img