sexta-feira - 19/04/2024

Bióloga da Endemias realiza pesquisa com mosquitos

No mês de maio, o município de Itumbiara, representado pela Bióloga Fernanda Camargo da Superintendência de Endemias, participou juntamente com uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde- SES/GO-LACEN, de um levantamento entomológico (coleta e identificação de mosquitos) na mata ciliar do Rio Paranaíba na zona rural que divide Goiás de Minas Gerais. O Objetivo do levantamento foi conhecer a fauna de mosquitos do Sul do Estado e monitorar as possibilidades de transmissão de arboviroses (dengue, zika, mayaro, entre outras). Os mosquitos coletados foram somados aos mosquitos de Aparecida de Goiânia, Trindade e Santo Antônio de Goiás, totalizando 1454 mosquitos de 18 espécies diferentes, e encaminhados à Fiocruz para o projeto Nacional de pesquisa de Zika e para o Instituto Evandro Chagas para isolamento viral.

Como resultado da coleta, alguns achados merecem atenção, foram identificados: uma espécie de flebotomíneo (transmissor da leishmaniose) há muito tempo não registrada no Estado de Goiás; carrapatos do Gênero Amblyomma, transmissores da febre maculosa; e uma espécie de mosquito nunca coletada no Brasil, presente apenas nos Estados Unidos e em Honduras.

Uma coleta semelhante aconteceu em 2017 na mata ciliar da Avenida Beira Rio e resultou na captura de 436 mosquitos de 9 espécies diferentes, todos com capacidade de transmissão de doenças, inclusive febre amarela. Um novo levantamento com a equipe técnica estadual acontece neste semana na cidade.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img