A prefeita de Araporã, Renata Borges (PP) conseguiu aglutinar o maior número de lideranças nos partidos da base aliada. Seis vereadores migraram para o PP, PL e PSDB, partidos que vão apoiar a reeleição da prefeita. No PP filiaram os vereadores Xinguinha e Divino Eletricista; no PSDB, Manoel do Banco e Galego Biro-Biro e no PL, o atual presidente da Câmara Laciel Faria e o vereador Francisco Marques, o Chicó.
Renata Borges conseguiu manter também o seu grupo político intacto, com o vice-prefeito Cabo Roberto no PL e trouxe várias lideranças e pré-candidatos que foram candidatas em 2016 pela oposição, principalmente do MDB.
O grupo da prefeita vai lançar 42 pré-candidatos a vereador, sendo 14 em cada partido. São 27 homens e 15 mulheres, com expectativa de eleger entre 7 a 8 vereadores. Renata articulou pessoalmente o processo de filiações, auxiliada por Eduardo Borges (PSDB) e Cabo Roberto (PL) e demais membros de grupo político.
O período eleitoral não vai prejudicar a administração. Todos os secretários foram mantidos em seus postos, ou seja, nenhum deles vai candidatar a vereador em outubro, mantendo a administração municipal sem nenhuma influência política, informou a prefeita de Araporã.