sexta-feira - 26/04/2024

Alunos constroem Disco de Newton

Junte todas as cores do arco-íris e você obterá a cor branca. Dúvida?! Pois saiba que isso pode ser comprovado por meio do Disco de Newton. E para demonstrar isso na prática, os docentes do IFG Câmpus Itumbiara, Daniela Santos e Marcelo Gustavo, uniram os ensinos da Arte e Física, respectivamente, e propuseram aos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Eletrotécnica a construção do Disco de Newton acionado por motor.

Esse dispositivo é assim chamado porque o físico inglês Isaac Newton descobriu que a luz branca do sol era “composta pelas cores do arco-íris”: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. E quando esse disco girava rapidamente uma cor se sobrepunha a outra e os nossos olhos perceberiam o tom esbranquiçado.

Antes de partir para a prática, os professores trabalharam de maneira integralizada durante o IV Bimestre sobre conhecimentos acerca da Teoria da Cor Luz e Cor Segmento e sua relação com o cotidiano observando as cores em um tubo de caneta e em um CD. Após isso, os alunos montaram os discos de forma artesanal com papel e barbante. “Desta forma, a obtenção da cor branca (resultado da junção das cores-luz) tornou-se mais perceptível”, explicou a profa. Daniela.

Na foto um dos grupos que participou da experiência no IFG Câmpus Itumbiara.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img