sábado - 23/03/2024

“A Educação é prioridade do governador Ronaldo Caiado”, assegura Gracinha em encontro com comunidade escolar

Evento reuniu professores e alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino das escolas selecionadas para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, do Ministério da Educação

“Quero que vocês tenham certeza que a Educação é e será a prioridade do governador Ronaldo Caiado, sempre. Sabemos que não existe cidadania, Estado forte nem dignidade sem Educação”. Ao reafirmar esse compromisso, a presidente do Grupo Técnico Social de Goiás (GTS), primeira-dama Gracinha Caiado, foi aplaudida por professores, servidores e alunos pertencentes às 24 unidades da rede estadual que foram selecionadas para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do Ministério da Educação.

As escolas são de Ensino Médio e passam a contar com recursos para investimento em infraestrutura e formação de professores. Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, o I Encontro Formativo para os Novos Centros de Ensino em Período Integral reuniu 600 pessoas da comunidade escolar e contou a participação da primeira-dama, que representou o governador Ronaldo Caiado. Ele cumpria agenda em Campos Belos, onde inaugurou mais uma agência do Vapt Vupt, nesta terça-feira.

Ao lado da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, Gracinha Caiado foi recebida por um corredor musical formado por alunos do Centro de Ensino em Período Integral Cecília Meirelles. A primeira-dama enfatizou que todo o governo está trabalhando dia e noite para que a Educação pública em Goiás se torne referência no Brasil. “Então, vamos olhar para aqueles que precisam da nossa mão estendida, do nosso apoio, porque a Educação nunca para. Tenham a certeza da nossa responsabilidade e determinação em fazer de Goiás um Estado melhor para todos”, evidenciou.

A secretária Fátima Gavioli destacou que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), tem recuperado recursos federais – que até 2018 chegavam a ser devolvidos à União por falta de projetos – e ainda gerado economias para direcionar suas verbas estritamente às unidades de ensino e aos profissionais da educação. “Graças ao esforço do governador Ronaldo Caiado, conseguimos economizar e deixar na própria pasta as economias que a Educação conseguiu fazer. Isso só foi possível porque houve seriedade e compromisso”, apontou.

Tempo integral
A implementação de escolas em tempo integral é compromisso do governador Ronaldo Caiado e também parte da diretiva do Governo Federal constante no Plano Nacional de Educação (PNE). Neste ano, a Seduc listou 26 unidades de Ensino Médio, que atendem a todos os critérios do MEC e que tiveram a aprovação da comunidade escolar, para participarem do programa de fomento da União. Vinte e quatro escolas já foram incluídas no programa, e a Seduc aguarda a aprovação das outras duas pelo Ministério.

No Ensino Médio integral, o estudante fica mais tempo na escola, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. As disciplinas que já marcam presença no ensino regular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – ganham a companhia de outras atividades, desenvolvidas com o apoio dos professores.

Os estudantes têm aulas voltadas para pensar sobre seus sonhos e planejar o futuro e podem escolher algumas matérias complementares (eletivas). O objetivo é contribuir com a descoberta de novas habilidades, preparar o jovem para o Enem e para a vida.

Fotos: Octacilio Queiroz
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

spot_img

spot_img